Nota da direção da Escola de Música

A Direção da Escola de Música da UFRJ (EM) emitiu hoje (30) nota acerca de reportagem do jornal O Globo, veiculada no último dia 27 de agosto, na qual o Prédio Histórico Escola de Música da UFRJ é citado com uma lista de 2.264 imóveis no Rio que serão submetidos a leilão pelo governo federal.

minerva200

NOTA DA DIREÇÃO DA ESCOLA DE MÚSICA

EM reportagem do jornal O Globo, veiculada no último dia 27 de agosto, o Prédio Histórico da Escola de Música da UFRJ, situado à Rua do Passeio, 98, é citado em uma lista de 2.264 imóveis no Rio de Janeiro que serão submetidos a leilão pelo Governo Federal. Embora o próprio texto afirme que o edifício não irá à venda, a reportagem causou preocupações em setores da comunidade universitária, assim como em diversas entidades acadêmicas e culturais de todo o país.

Esta direção informa, para fins de esclarecimento, que não houve qualquer contato do Governo Federal em relação a esse assunto e que a Reitoria da UFRJ tem devotado especial atenção ao referido prédio, tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). Nos últimos anos, ele tem recebido obras de restauração e de melhoria de sua rede elétrica, trazendo mais segurança ao patrimônio e aos seus usuários. Durante a pandemia do Covid-19, continuou e continua em utilização de forma cuidadosa por docentes e técnicos da Escola de Música, com observância aos Protocolos de Segurança Sanitária vigentes. Não há, reiteramos, indícios de que o imóvel possa ser efetivamente colocado à venda.

Em seus 173 anos, a primeira instituição de ensino musical do Brasil, e uma das mais importantes de todas as Américas, tem escrito parte significativa da história da música e da cultura do país, o que contribuiu decisivamente para a formação de gerações de músicos profissionais e para o fortalecimento de nossas instituições musicais. Há mais de um século, o prédio abre suas portas gratuitamente a alunos de todas as regiões e aos mais diversificados eventos científicos, culturais e pedagógicos. Um rico patrimônio que certamente não está à venda!

O reconhecimento angariado pela instituição ao longo de sua trajetória fortalece seu presente e aponta para um futuro promissor. A sociedade que se beneficia largamente dos saberes produzidos pela universidade não deixará de defendê-la em caso de necessidade, consciente de que, desta forma, garante o futuro da nossa Educação, da nossa Música, da nossa Arte e da nossa Cultura.

Direção da Escola de Música da UFRJ
30 de agosto de 2021