Marcus Ferrer fala de sua trajetória e mostra as potencialidades da viola caipira

Marcus Ferrer, compositor, violeiro e violonista, é o destaque de mais uma edição do projeto Presente Aqui de Casa. Além de compartilhar um pouco de sua trajetória, o docente da Escola de Música (EM) mostra a versatilidade da chamada viola caipira, também conhecida, entre inúmeras outras denominações, como viola brasileira e viola de dez cordas – instrumento anterior ao violão, que chegou ao Brasil a bordo das naus portugueses e aqui ganhou feições próprias.

Tem sua origem nas violas portuguesas, oriundas de instrumentos árabes como o alaúde. As violas são descendentes diretas da guitarra latina, que, por sua vez, tem uma origem arábico-persa. No Brasil foi usada pelos jesuítas na catequese dos nativos. Mais tarde, passaram a ser construída com madeiras nobres da terra.

O vídeo é uma parceria com a Escola de Comunicação e foi gravado originalmente para a série EcoSessions, 2019. Editado em três blocos, apresenta Toada Serra-Mar, do próprio Ferrer; o famoso Odeon, de Ernesto Nazareth; e Prelúdio, do compositor contemporâneo Roberto Victorio.

Marcus Ferrer

Compositor, violeiro, violonista, artista sonoro e dos cursos Bacharelado em Violão e Mestrado Profissional (PROMUS). Doutor em Teoria e Prática da Interpretação Musical pela UNIRIO. Mestre em Composição Musical pela EM. Fundador e integrante da Orquestra de Cordas Brasileira.

Reprodução

Três prêmios Sharp: dois de melhor grupo de música instrumental (Orquestra de Cordas Brasileiras) e um de melhor disco de música instrumental (O.C.B., Chiquinho do Acordeon e Raphael Rabello). Com a Camerata Brasil, gravou o CD “Bach in Brazil” (EMI) e fez concertos de lançamento em Portugal e Inglaterra.

Atualmente integra o grupo Camareta de Cordas Dedilhadas da UFRJ. Selecionado para o Projeto SonoraBrasil-SESC 2015/2016, juntamente com Fernando Deghi, como representante da linha Violas de Concerto, realizando concertos por todos os estados brasileiros. Suas composições têm sido apresentadas nos Estados Unidos, na Dinamarca, na Suécia, na França, na Espanha e em Portugal. Atualmente, tem pesquisado a interface entre a área musical/sonora e demais áreas do conhecimento, como arquitetura, artes plásticas, engenharia, literatura, etc.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.