Mano Melo mostra Irreverência e singularidade no Bossa Criativa

Nesta sexta-feira, 24/7, às 18h, entra no ar no site www.bossacriativa.art.br o pocket show do poeta Mano Melo. No vídeo, com roteiro e direção dele próprio, Mano conta histórias e declama poesias e poemas curtos, seus e de outros autores.

Reprodução

Nascido no Ceará em 1945, o poeta, ator e roteirista Mano Melo conquistou o público com suas publicações e apresentações em diferentes espaços públicos ao longo de mais de quarenta anos, especialmente após voltar a viver no Brasil em 1979 – depois de ter passado dez anos viajando pelo mundo.

A poesia de Mano Melo e seu modo peculiar de interpretação já são bem conhecidos do público. “Contar histórias como quem diz poesia, e dizer poesia como quem conta histórias”, define o artista. Junto a textos autorais, Mano Melo sempre interpreta alguns clássicos da poesia. Neste pocket show, por exemplo, estarão presentes textos de nomes como Mário Quintana, Celso Gutfreind e Caetano Veloso. “O mote é mostrar que poesia também é show, é diversão, é entretenimento”, conta Mano.

Como diz o poeta “São tempos difíceis de quarentena mundial... cabe a nós, artistas e agentes culturais, reinventarmos novas formas e meios para a longa travessia. A Arte não pode parar. A poesia cada vez mais necessária, como aliás sempre foi."

O Projeto

Parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música –, o Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco do projeto é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de pocket shows, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente e mais informações estão disponíveis no site do projeto.