176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

III Encontro de Cordofones da Escola de Música da UFRJ

O III Encontro de Cordofones  promovido pela Escola de Música da UFRJ, que reúne o VII Festival Internacional de Violão da UFRJ e o V Momento Rio Bandolim, com equipe de coordenação formada por Bartholomeu Wiese, Celso Ramalho, Marcus Ferrer e Paulo Sá, será realizado nos dias 11, 16 e 17 de novembro.

Site 1080X1920 copiarNesse Encontro, único no gênero na cidade do Rio de Janeiro, exceto o seu concerto de abertura, todas as demais atividades, concertos, mesas- redondas, master classes, conferência, recitais e a exposição de colagens digitais terão lugar nas salas 03, 14 e 16 do Edifício Ventura.

Com regência do maestro Roberto Duarte, laureado com os mais importantes prêmios brasileiros, revisor e editor de óperas para a FUNARTE, no programa do concerto de abertura do III Encontro de Cordofones serão executadas obras de compositores brasileiros com ênfase nos instrumentos de cordas.

De Agnello França (1875-1964), a Orquestra Sinfônica da UFRJ executará Reminiscência para orquestra de cordas (1924), identificada pelo autor como “Melodia para cordas.” De Leopoldo Miguéz (1850-1902), compositor de uma das primeiras obras de câmara do repertório brasileiro tendo o contrabaixo como instrumento, o solista da obra Improptu para contrabaixo e orquestra (1898), com transcrição de Roberto Macedo, será Rodrigo Favaro. 

Composta em 2018, o Concerto para violão e orquestra, de Marcus Ferrer em primeira audição no Brasil, após sua estreia mundial na Espanha terá como solista Bartholomeu Wiese. No encerramento do concerto será executada a obra Suite à Antiga (1940), de Newton Pádua (1894-1966). Essa obra retorna ao repertório das orquestras, através de uma edição preparada pelo Sistema Nacional de Orquestras Sociais – SINOS-, projeto da Funarte em parceria com a Escola de Música da UFRJ, após ter restado do último movimento apenas uma parte do primeiro violino.

 Sempre no horário das 18:00h haverá dois outros concertos nos dias 16 e 17 de novembro. O primeiro, com o violonista capixaba Felipe Pessin Manzoli, da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES)  com a abertura do grupo In-Versus; o segundo, de encerramento, terá abertura com o grupo Violões da UFRJ, criado em 2003, e o prestigiado duo sueco de violões Gottemburg Combo, formado por David Hansson e Thomas Hansy, com participação especial do cantor Sven Kristersson, também sueco.

Para que estudantes de instrumentos cordofônicos e de educação musical tenham oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos, os violonistas David Hansson e Thomas Hansy, da Universidade de Lund/Suécia, Henrique Cazes, da Escola de Música da UFRJ e Felipe Clark Portinho, egresso do Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS) irão ministrar três master classes que tratarão das linguagens e performances do violão, do cavaquinho e a harmonia e improvisação no contrabaixo. Os interessados devem se inscrever pelo seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Na programação das atividades acadêmicas do III Encontro constam também duas mesas-redondas. A primeira, com mediação de Celso Ramalho, da Escola de Música da UFRJ, Sven Kristersson, da Universidade de Lund, Fabio Frohwein, da Faculdade de Letras da UFRJ e Felipe Pessin Manzoli, da FAMES, terá como tema ‘A voz e os cordofones no encontro da canção’.

A segunda, que tem por mediador Fabricio Schlee Eyler, da Swiss International School, se debruçará sobre o tema ‘Os desafios da formação musical no século XXI’ e contará com os seguintes membros: Samuel Araújo, da Escola de Música da UFRJ, Thiago Pires, da Escola de Música da Rocinha, Anderson Carvalho, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Fernando Duarte, da Escola de Música de Brasília. 

Na abertura da exposição de colagens digitais de instrumentos cordofônicos da designer gráfico da OSUFRJ, Márcia Carnaval, a cantora Zelma Zaniboni e o violonista Gabriel Tasso farão uma apresentação musical.

A conferência do III Encontro ficará a cargo de Sven Kristersson, com o tema “Questões e Desafios Metodológicos da Pesquisa em Práticas Artísticas” e contará, também, com a participação dos músicos Leo Fuks, Paulo Sá, Marcus Ferrer e Bartholomeu Wiese.

O Salão Leopoldo Miguéz fica na Rua do Passeio, 98, Lapa e o edifício Ventura na Avenida República do Chile, 330, 21º andar, Centro.

Todas as atividades do III Encontro de Cordofones da UFRJ serão gratuitas.

 

PROGRAMAÇÃO DO III ENCONTRO INTERNACIONAL DE CORDOFONES DA UFRJ

11, 16 e 17 de novembro de 2023

 

Sábado, 11 de novembro

17h – Abertura Oficial

Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ

Solistas – Bartholomeu Wiese, violão e Rodrigo Favaro, contrabaixo.

Salão Leopoldo Miguez.

 

 Quinta-feira, 16 de novembro*

12h – Exposição de colagens digitais de Márcia Carnaval

Participação da cantoraZelmaZaniboni e do violonista Gabriel Tasso.

Local: Ed. Ventura, 21º andar 

14h – Master class

David Hansson e Thomas Hansy (Universidade de Lund - Suécia), violões.

Local: sala 3 do Edifício Ventura

16h –Mesa redonda 1 – ‘A voz e os Cordofones no Encontro da Canção’

Sven Kristersson (Universidade de Lund MAM - Suécia); Fabio Frohwein (FL/UFRJ); Felipe Manzoli (FAMES). Mediação: Celso Ramalho (EM/UFRJ).

Local: sala 3 do Edifício Ventura

18h Concerto 1

Felipe Pessin Manzoli (FAMES), violão; In-versos-UFRJ (Ariana Jashari, Elaine Guedes, Marina Neves, Michelly Gondim e Zorina Rodionova, vozes;João Pedro Silva, clarinete; Jean Gabriel Benício, flauta; Queren Souza, oboé;Isaac Newton Soares, violino; Artur Gouvêa, Celso Ramalho e Luis Paulo Iung, violões.

Local: sala 3 do Edifício Ventura

 

Sexta-feira,  17 de novembro

10h – Master classes

Henrique Cazes (EM/UFRJ), de cavaquinho;

Felipe Clark Portinho (PROMUS), contrabaixo, harmonia e improvisação.

Local: salas 14 e 16 do Edifício Ventura 

12h – Almoço 

14h – Conferência com apresentação musical / Questões e Desafios Metodológicos da Pesquisa em Práticas Artísticas

Sven Kristersson (Universidade de Lund MAM - Suécia) e os músicos Leo Fuks, Paulo Sá, Marcus Ferrer e Bartholomeu Wiese

Local: sala 3 do Edifício Ventura

16h – Mesa redonda 2– ‘Os Desafios da Formação Musical no Século XXI’ 

Samuel Araújo (EM/UFRJ); Thiago Pires (Escola de Música da Rocinha); Anderson Carvalho (Secretaria Municipal de Educação RJ); Fernando Duarte (Escola de Música de Brasília).

Mediador: Fabrício Schlee Eyler (Swiss International School).

Local: sala 3 do Edifício Ventura

17h30 – Coffee Break

18h – Concerto 2 - Encerramento

Violões da UFRJ (Vitoria Marques, Rafael Jorge da Silva, Marcos Mendonça, Francisco Valentim, Jean Michel da Silva Barbosa, Gabriel Tasso, violões; Daniel Haddad, bandolim; Wesley Damasceno, IsidorAbdelkader, percussão). Participação especial do professor Leo Fuks, oboé.

David Hansson e Thomas Hansy (violões) – Suécia.

Participação especial do cantor Sven Kristersson – Suécia.

Local: sala 3 do Edifício Ventura

*Todas as atividades dos dias 16 e 17 serão realizadas no Edifício Ventura, Torre Leste, 21º andar.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)