Congresso de Música Coral Infantojuvenil reúne convidados brasileiros e estrangeiros

O Projeto Um Novo Olhar, coordenado pela UFRJ e pela Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), em parceria com o Fórum Virtual de Regentes Corais Infantojuvenis – Projeto de Extensão Universitária da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); o Coral Espaço Feliz – Lar Donato Flores, de Tatuí, São Paulo e o Coro Curumins – Projeto de Extensão da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), realizam o I Congresso de Música Coral Infantojuvenil – Um Novo Olhar, a ser realizado virtualmente nos dias 15, 16, 17 e 18 de outubro.

Reprodução

Ana Leonor Pereira (Portugal), Ángela Burgoa (Argentina), Elisa Dekaney (Estados Unidos), Sven Kristersson (Suécia) e Maria José Chevitarese (Brasil).

Os objetivos da iniciativa são incentivar as reflexões sobre os caminhos plurais da atividade coral, voltada para o público infantojuvenil; dar a oportunidade de divulgação de trabalhos e pesquisas que vem sendo desenvolvidas; ampliar o intercâmbio entre as diferentes instituições que desenvolvem trabalhos voltados para esse público, em âmbito nacional e internacional.

Para a coordenadora do projeto Um Novo Olhar na área coral, professora Maria José Chevitarese, “embora existam no Brasil vários coros que trabalham com essa faixa etária, a grande maioria deles é dirigida por pessoas muito bem intencionadas, mas com pouco ou praticamente nenhuma formação específica na área. O Congresso procura contribuir para superação desse problema, refletindo temas indispensáveis à formação de um bom regente de coro infantojuvenil como técnica vocal, mudança de voz, escolha de repertório entre outros”.

Webinars

O congresso será todo online. Estão previstos nove webinars (abreviação do inglês: "web-based seminar" – "seminário através da web", em uma tradução livre), que contarão com a presença de destacados profissionais da música coral nacional e internacional, do meio artístico e acadêmico. Os webinars  acontecem sempre às 10, 15 e 20h. No último dia está programado, ás 12h, uma mostra de coros infantojuvenis.

Chevitarese destaca a participação de regentes, cantores, compositores, pesquisadores, diretores de grandes projetos sociais que trabalham com a música coral, brasileiros e estrangeiros, que desenvolvem trabalhos em várias partes do mundo.

A conferência de abertura será proferida por Maria Guinand, da Venezuela, Diretora Artística da Fundación Schola Cantorum de Venezuela, um polo musical dos mais importantes da América Latina. Também estão confirmadas as presenças de Ana Leonor Pereira, de Portugal, fundadora e diretora artística do Teatro de Ópera Infantil em Portugal, que irá discutir aspectos sobre a mudança de voz na adolescência, além da maestrina Angela Burgoa, da Argentina. Para debater a formação do regente a programação do evento agendou a participação de Elisa Dekaney, professora titular de Educação Musical da Syracuse University, em New York, e para conversar sobre a escrita para coros infantojuvenis teremos Sven Kristersson, da Malmö Academy - Lund University, na Suécia.

Como se inscrever e como acompanhar

O evento é gratuito e os interessados podem se inscrever no link respectivo. As conferências serão veiculadas pelo canal Arte de Toda Gente no YouTube.

Comissão Organizadora

Ana Lúcia Gaborim, Campo Grande-MS; Luís Gustavo Laureano, Votorantim-SP; Maria José Chevitarese, Rio de Janeiro-RJ; e Paulo Paraguassú, Vitória-ES, integram a comissção organizadora, que acumula funções de coordenação científica.