176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Gloria Concertato, de João Guilherme Ripper

Gloria Concertato, para solistas, coro, órgão, tímpano e orquestra, de João Guilherme Ripper (1959), é o destaque desta edição de Presente aqui de casa.

A obra foi composta especialmente para o I Congresso Internacional de Música Sacra da UFRJ, que ocorreu em 2017 e sob a coordenação geral da professora Valéria Matos discutiu o tema “A Música Sacra Católica nos séculos XX e XXI”. Período em que a prática do gênero foi impactada por profundas mudanças nas normas da Igreja e pelas transformações socioculturais que redefiniram a relação com a espiritualidade, o religioso e o transcendente.

O maestro Roberto Duarte rege a Orquestra Sinfônica Nacional (UFF) e o Coro do Congresso. Maíra Lautert (soprano), Inacio de Nonno (barítono) e Winifried Boning (órgão) são os solistas. Valéria Matos, a regente-preparadora.

A gravação foi realizada durante o concerto de encerramento do Congresso, dia 22 de julho, no Salão Leopoldo Miguez da UFRJ. A estreia mundial da obra foi recebida com enorme ovação pelo público, o que obrigou a repetição do Gloria final.

 Reprodução
 
 Da esq. para dir., Winifried Boning, João Guilherme Ripper, Valéria Matos, Roberto Duarte e Inacio de Nonno após a estreia mundial da obra.

“Nasce uma obra-prima”, não poupou elogios o compositor Edino Krieger presente ao espetáculo. Para ele, “com admirável domínio da linguagem e dos meios que utiliza, a obra alterna as sonoridades do órgão, dos instrumentos e das vozes com naturalidade, musicalidade e inteligência, preparando o impacto final do belíssimo Gloria, onde os procedimentos vocais do coro pareciam prestar um merecido tributo a Bach”.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)