Um Recital de Formatura na Encruzilhada de Saberes

No dia 28 de abril, às 18h no Salão Leopoldo Miguéz, Paulo Maria, acompanhado por Silas Barbosa ao piano e Fábio Adour ao violão, realiza seu Recital de Formatura que tem por título Africanias em Encruzilhada: a presença preta na música vocal de concerto.

Andrea Adour esclarece que esse título do recital é fruto da investigação e da aplicação de seus resultados em sala de aula do Grupo de Pesquisa instituído em 2015, com o propósito de formar cantores a partir do repertório da música de concerto, na qual elementos das diferentes etnias derivadas da diáspora do continente africano estejam presentes.

Essa presença, cuja origem e características musicais foram reconhecidas pelo trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvida ao longo desses anos, está exposta nesse Recital de Formatura em peças de compositores pretos ou descendentes de povos escravizados, seja em suas temáticas, em seus discursos, ou, mesmo no conjunto de palavras e expressões da língua de um povo da África ocidental que faz parte de um conjunto de cantos.

Assim, em seu Recital de Formatura, Paulo Maria interpretará obras que visibilizam a citada presença na música vocal de concerto, ao mesmo tempo, que com elas cumprirá também os requisitos exigidos à formação de um cantor, uma vez que no repertório selecionado constam composições musicais inscritas no espaço de tempo compreendido entre o século XVII e o ano atual.

Do todo desse Recital de Formatura não se pode deixar de acentuar que, ele demonstra ser possível a construção de uma formação acadêmica utilizando o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão com práticas pedagógicas nas quais o objeto de estudo da pesquisa seja o condutor das questões trabalhadas em sala de aula, seja ela da Graduação ou de um Curso de Extensão.

Um dos dados que exemplifica tal afirmativa é a trajetória escolar e acadêmica de Paulo Maria. Encaminhado aos 16 anos ao Projeto de Extensão Africanias  por Jonas Maia, seu professor de canto na FAETEC, passou a ser orientado por Andrea Adour e, posteriormente, no Bacharelado em Canto e também nas atividades complementares à sua formação de cantor na Iniciação Científica se manteve sob a orientação da mesma docente, com estudos desenvolvidos nas três vertentes desse Grupo de Pesquisa, ou seja,  nos estudos lingüísticos, discursivos e musicais.