176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

THE 2021 divulga lista de inscritos

A Pró-reitora de Graduação divulgou ontem (23/02) a relação dos candidatos matriculados no Teste de Habilidade Específica (THE), etapa obrigatória para ingresso nos bacharelados e na licenciatura da Escola de Música (EM), que este ano está sendo realizado de forma remota por causa da crise sanitária provocada pela proliferação da COVID-19.

CANDIDATOS INSCRITOS POR CURSO
CursoInscritos
Licenciatura em Música130
Música / Canto - Bacharelado14
Música / Cavaquinho - Bacharelado1
Música / Clarineta - Bacharelado3
Música / Composição - Bacharelado10
Música / Contrabaixo - Bacharelado1
Música / Fagote - Bacharelado1
Música / Flauta - Bacharelado3
Música / Harpa - Bacharelado1
Música / Instrumentos de Percussão - Bacharelado1
Música / Piano - Bacharelado8
Música / Regência Coral - Bacharelado3
Música / Regência de Banda - Bacharelado3
Música / Trompete - Bacharelado3
Música / Trombone - Bacharelado1
Música / Tuba - Bacharelado1
Música / Viola - Bacharelado2
Música / Violão - Bacharelado9
Música / Violino - Bacharelado12
Música / Violoncelo - Bacharelado3
Total210
Listagem da relação dos candidatos inscritos
CRONOGRAMA
EVENTOPERÍODO
Avaliação das provas do THE, de forma remota e assíncronaDe 08/03/2021 a 12/03/2021
Divulgação do resultado em www.acessograduacao.ufrj.brEm data a ser definida
E-mail para informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

“Percorremos um longo caminho até a formatação de um edital que atendesse a todos. Nosso objetivo foi o de elaborar métodos e critérios de avaliação que fossem justos, inclusivos e, ao mesmo tempo, resguardassem a qualidade e as especificidades dos nossos 27 cursos de graduação. A partir daí, várias instâncias da universidade trabalharam juntas para criar, em alguns casos do zero, as condições para a realização do teste”, destaca Ronal Silveira, diretor da EM.

Inscrições

Ao todo 210 estudantes se inscreveram, em 20 cursos. “Um número bem próximo das provas realizadas quando as avaliações eram presenciais”, afirma. Ainda mais significativo em um ano, lembra, em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve mais de 55% de faltas, abstenção recorde, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Próximo passo, informa Ronal, as bancas examinadoras se reunirão remotamente para avaliar os vídeos enviados pelos candidatos, considerando as habilidades elencadas no edital, tais como capacidade de se expressar musicalmente em situação de performance; execução de ritmos variados de forma precisa; expressão dinâmica e musical. O resultado do teste será divulgado na página Acesso à Graduação do portal da UFRJ e no site da Escola de Música em data ainda a ser definida.

Futuro

As lições aprendidas com o THE remoto não serão perdidas, mas incorporadas às próximas edições, afirma o diretor. “No futuro pensamos que o teste adotará uma forma híbrida, combinando provas presenciais e gravadas, assim que as condições de saúde pública permitirem”.

Como sempre as mudanças resultarão de uma reflexão coletiva – “ainda há muito o que pensar e conversar até que essas mudanças possam se concretizar”, conclui.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)