Terceira edição do Concurso de Composição Minerva abre inscrições

A Escola de Música (EM) divulgou as normas da terceira edição do Concurso de Composição Minerva, cuja finalidade é apoiar a produção de obras para os corpos estáveis da instituição. O prazo de inscrição vai de 1º de março a 31 de maio. O homenageado este ano será o compositor Ernani Aguiar.

Reprodução
 2020ernai-aguiar
 Ernani Aguiar, compositor homenageado nesta edição do concurso.
 .
 Regulamento do concurso e formulário de inscrição..

O certame se destina exclusivamente aos alunos de graduação da EM com matrícula ativa. A edição 2020 visa incentivar a produção de obras para a seção de Cordas da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ).

Inscrições

Cada concorrente poderá inscrever uma única obra inédita, que deverá ter duração de 5 a 8 minutos e composta exclusivamente para Orquestra de Cordas com divisi máximo a 2.

O aluno concorrente deverá preencher o formulário e enviá-lo, junto com arquivo em formato PDF (tamanho A4) da partitura editorada da obra concorrente sem indicação de autoria, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Serão selecionadas, no máximo, três obras, sem indicação de colocação, para integrar programas dos concertos da OSUFRJ na temporada do segundo semestre de 2020 ou primeiro semestre de 2021, de acordo com a conveniência e a possibilidade da orquestra.

Após a execução, o material referente às obras executadas será incorporado ao acervo da OSUFRJ.

Os critérios de seleção levarão em consideração a qualidade artística (peso 5); a qualidade técnica do material apresentado (peso 1); e a viabilidade de preparação da obra em seis ensaios (peso 4).

Coordenação

O concurso será coordenado por uma comissão de dois professores, um do Departamento de Composição e outro do Departamento de Música de Conjunto, indicados pelas Chefias do Departamento, que avaliarão se as inscrições atendem às normas deste regulamento e cuidarão do material a ser encaminhado à Comissão Julgadora.

A Comissão Julgadora, composta de cinco membros, designados pelos Departamento de Composição e pelo Departamento de Música de Conjunto, apreciará os trabalhos até 30 de agosto. Após essa data serão divulgadas as obras selecionadas.