PIBID seleciona bolsistas de licenciatura

Estão abertas e vão até 11 de outubro as inscrições para processo seletivo à bolsa de iniciação à docência ou voluntáriono subprojeto de música do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/UFRJ), Edital 362/2020.. Apenas alunos de licenciatura podem participar.

O PIBID visa fomentar a iniciação à docência de estudantes regularmente matriculados nos cursos de licenciatura plena, contribuindo para a formação de docentes para atuar na educação básica pública. Na edição 2020 para a área de artes, que compreende os subprojetos de Artes Visuais e Música, serão destinadas 16 vagas para bolsistas e 4 para voluntários.

O Subprojeto integrado de Artes Visuais e Música é coordenado por uma equipe formada pelos professores Celso Ramalho (EM), Rodrigo Batalha (FE) e Alexandre Palma (FE), reunirão 8 (oito) estudantes de música e artes visuais da UFRJ para atuarem no Núcleo de arte Nise da Silveira, localizado em Higienópolis. O pólo da SME-RJ selecionará um professor do Núcleo de Arte do Município para atuar como supervisor bolsista e participar da equipe de professores e estudantes da UFRJ no subprojeto integrado.

Inicialmente, respeitando o distanciamento social e as regras sanitárias, as atividades serão desenvolvidas de forma remota.

O valor da bolsa é de R$ 400. Os interessados devem se inscrever através de formulário online

• Inscrições: 28 de setembro a 11 de outubro
  • Resultado da primeira etapa e convocação dos candidatos para seleção por parte dos Coordenadores de Área: 14 a 16 de outubro
  • Realização da seleção: 19 a 23 de outubro
  • Publicação do resultado: até 26 de outubro
  • Envio, à Coordenação Institucional, da Ata com o resultado: até 27 de outubro
  • Início das atividades do bolsista: de 03 a 06 de novembro.

Elegibilidade

• Somente poderão candidatar-se licenciandos que atendam aos seguintes critérios de elegibilidade:
  • Estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da IES, na área do subprojeto;
  • Ter cursado menos do que 50% da carga horária do curso de licenciatura;
  • Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja convocado;
  • Apresentar disponibilidade para dedicar-se, no período de vigência da bolsa, a 10 (dez) horas semanais de atividades do PIBID-UFRJ.

Critérios de seleção

• Avaliação do Histórico Escolar (CRA - documento anexado na inscrição)
  • Avaliação da carta de interesse (texto registrado no formulário de inscrição)
  • Avaliação do vídeo (enviado no formulário de inscrição)