Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga se apresentará na Escola de Música

A Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga será uma das atrações do terceiro dia da Semana de Aniversário da Escola de Música da UFRJ de 2023. Na quarta-feira, 16/08, o grupo formado por meninas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro se apresentará no Salão Leopoldo Miguez. A orquestra que teve origem no Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) é uma iniciativa pensada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as secretarias municipais de Cultura e de Turismo. Seu nome é uma homenagem à primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Mesmo sendo alvo de muito preconceito, a pianista, compositora e maestrina atuou com coragem e excelência, acabando por se tornar uma grande referência na música brasileira. A regente da Orquestra é a pianista Priscila Bomfim, que, por sua vez, foi a primeira mulher a reger as óperas da temporada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde atua desde 2002. A apresentação está agendada para as 19h.

Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga

Priscila Bomfim, regente

Antônio Carlos GomesAbertura da Ópera "O Guarany" (Arr. Vinícius Louzada)

Peter I. TchaikovskyTema do balé "O Lago dos Cisnes"