Novos compositores da EM apresentam obras

A Escola de Música (EM) apresenta dia 27, na Sala da Congregação, uma nova safra de jovens e talentosos compositores. Em um concerto, que conta com a luxuosa participação do Quinteto Lorenzo Fernandes e do Quarteto Kalimera, nove estudantes do Bacharelado em Composição apresentam criações para quinteto de sopros e quarteto de cordas em um recital que promete agradar ao público mais exigente.

2019novoscompositoresAndré Pinto, André Calçada, Daniel Mussato, João Penchel, Levy Nunes, Márcia Ogando, Pedro Ferreira, Rafael Braga e Raysa Fregona mostram 15 peças que desenvolveram nas aulas de Composição 1 e 3 ministradas pelo professor Liduino Pitombeira, que supervisiona o evento.

A iniciativa inédita, resultado de um projeto do ex-aluno Hugo Braga, conta com apoio da Pró-reitora de Políticas Estudantis (PR7), que custeou a participação dos músicos, a produção gráfica e a filmagem do espetáculo.

Marcado para às 18h30, o espetáculo tem entrada é franca.

Intérpretes

O Quinteto Lorenzo Fernandes surgiu em 2011, tendo como proposta apresentar a música contemporânea de jovens compositores e dos grandes mestres nacionais e internacionais. Reúne os músicos Rômulo Barbosa (flauta), Juliana Bravim (oboé); Cesar Bonan (clarineta), Alessandro Jeremias (trompa) e Jeferson Souza (fagote).

O quinteto acumula prêmios importantes, como o do Festival de Música Rádios MEC e Nacional, por “Melhor Intérprete de Música Instrumental”. Já se apresentou em espaços tradicionais da música na cidade, como a Sala Baden Powell, o Salão Leopoldo Miguez, o Museu Villa-Lobos e a Sala Villa-Lobos da UNI-RIO, bem como em locais nem tão tradicionais assim, como a Estação de Barcas de Niterói e os jardins do Museu da República, no Catete.  No currículo do grupo, um CD lançado em 2015 intitulado “Música Carioca de Concerto – Quintetos de Sopros”, que reúne obras de compositores do circuito erudito da cidade, como Ricardo Tacuchian, Thiago Sias, Rudi Garrido, Azael Neto, Rodrigo Marconi e Sergio Roberto de Oliveira, que também assinou a produção do disco.

O Quarteto Kalimera nasceu em 2018 e é formado pelos músicos Luísa de Castro (primeiro violino), Tomaz Soares (segundo violino), Jessé Máximo Pereira (viola) e Daniel Silva(violoncelo).  Reunidos pela vontade de pesquisar e executar obras do repertório tradicional e contemporâneo brasileiro e internacional, o grupo procura estabelecer pontes entre as linguagens musicais mais difundidas e as linguagens tradicionais. Seu objetivo é despertar o interesse de audiências para peças escritas para quartetos de cordas.

O quarteto foi o ganhador da última edição do Festival de Música da Rádio MEC na categoria “Melhor Intérprete de Música Clássica”, pela gravação de "Reverenciando Radamés" de Ivan Paparguerius.

SERVIÇO
Sala da Congregação. Rua do Passeio, 98. Lapa - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20.021-290 21 2240-1441. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entrada Franca. Dia 27 de novembro, às 18h30.

Impressões sobre a Folha de Figueira" - Quinteto de Sopros
"O Número de Tesla" - Quarteto de Cordas