Masterclass Percussivos 2022

A Escola de Música e o Grupo de Percussão da UFRJ (projeto de extensão coordenado pelo professor Pedro Sá) convidam os interessados em aprofundar seus estudos sobre este grupo de instrumentos a participarem do evento “Masterclass Percussivos 2022”. Serão três grandes aulas ministradas por personalidades do Rio de Janeiro no mundo da percussão.

2022musmatdentroEm 26/05, Rodrigo Serra ministrará a aula "Steel Drum: Possibilidades", na qual ostrará este instrumento que é um tambor de aço de Trinidad e Tobago, abordando a diferença na disposição das notas entre ele e os teclados barrafônicos (xilofone, vibrafone, marimba), além de sua aplicação em diferentes estilos. Em 23/06, Pedro Moita apresentará a masterclass "Possíveis Interpretações da Parte de Pandeiro Brasileiro de Duas Composições Brasileiras". Tais composições são: Frevo (1982), de Claudio Santoro, uma composição para orquestra sinfônica; e Turuna (1925-1926), de Luciano Gallet, um quarteto para violino, clarineta, viola e percussão, possivelmente a primeira tentativa de escrita da técnica característica do pandeiro estilo brasileiro. A interpretação do pandeiro nessas composições passa por informações diversas acerca de sua técnica característica e de estratégias que podem, inclusive, ser empregadas em outros instrumentos. Em 14/07, Anderson Clayton abordará sua recente publicação "Guia Prático para o Percussionista", um conjunto de lições para conduzir a iniciação musical através da percussão, com temas que cobrem paralelamente aspectos de teoria musical, técnica e leitura para caixa clara e teclados de percussão. Mostra trabalhos já realizados que têm proposta similar e uma breve pesquisa feita com instrutores e professores sobre temas relevantes para bandas e grupos de percussão que contribuíram para a composição do guia.

O horário das aulas é das 9h às 10h.

A entrada é franca, mas para participar é necessário solicitar inscrição através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., uma vez que há limite de 10 alunos por aula.

Além de ser um projeto de extensão permanente, ativo desde 2018, que tem como proposta divulgar este grupo de instrumentos para além da nossa Escola, o Grupo de Percussão da UFRJ é também uma matéria obrigatória de música de câmara (disciplina Prática de Percussão) do curso de Bacharelado em Percussão da Escola de Música da UFRJ.