Estude na Hungria: apresentação do Programa Stipendium Hungaricum

Em 26 de novembro, a Escola de Música da UFRJ sediou o evento Estude na Hungria: apresentação do Programa Stipendium Hungaricum, voltado ao público universitário interessado em participar de um intercâmbio no país europeu mediante a concessão de bolsas de estudos. Realizado em cooperação com o governo brasileiro, o programa oferece oportunidades para cursos de graduação, mestrado e doutorado em diversos campos do conhecimento..

Coordenado pela Fundação Tempus, organização vinculada ao governo húngaro, o Programa Stipendium Hungaricum conta com mais de 60 países parceiros. O Brasil participa do programa desde 2016, sendo que anualmente 250 estudantes brasileiros são contemplados com as bolsas de estudos oferecidas pela Hungria. Os candidatos terão a oportunidade de escolher entre 300 cursos oferecidos em inglês numa lista de 31 instituições de ensino. As vagas estão majoritariamente distribuídas entre cursos relacionados às áreas de Agricultura, Artes, Ciências Sociais, Ciências Naturais e Esportes.

.

Especificamente na área de Música, existem oportunidades para estudar em diversas cidades do país. Algumas das instituições com vagas são: Universidade Eszterházy Károly; Universidade de Miskolc; Universidade de Nyíregyháza; Universidade de Pécs; Universidade de Szeged; Universidade Széchenyi István; além da Academia de Música Franz Liszt, em Budapeste, fundada pelo próprio pianista em 1875. Os cursos são variados e podem ser consultados através deste link.

O programa prevê a isenção de taxas universitárias, um auxílio mensal de cerca de 120 euros para os cursos de graduação e mestrado e de 390 a 500 euros para doutorado durante todo o período de estudos. As bolsas também incluem alojamento gratuito ou uma ajuda de custo para acomodação no valor de aproximadamente 110 euros por mês. Os selecionados ainda terão direito a seguro médico no sistema público de saúde da Hungria, além de receberem uma carteira de estudante que dá direito a descontos no transporte público, museus, eventos etc. A legislação húngara permite 24 horas semanais de trabalho para quem possuir uma permissão de residência como estudante no país.

“É importante compreender que o valor da bolsa é uma contribuição aos custos de vida na Hungria e que os candidatos deverão completá-la com recursos próprios que podem ser trazidos de casa ou trabalhando na Hungria”, enfatiza Balázs József, cônsul comercial do Consulado-Geral da Hungria em São Paulo.

Vale reforçar que o ano acadêmico no Hemisfério Norte tem início no segundo semestre, de modo que os interessados devem se planejar para iniciarem os estudos naquele país em setembro de 2022.

O programa é exclusivo para estudantes com 18 anos completos até 31/08/2022 e receberá inscrições até 15 de janeiro de 2022. Os interessados devem consultar o edital que consta em www.stipendiumhungaricum.hu e efetuar suas candidaturas também através do site.

Mais informações no vídeo do evento Estude na Hungria: apresentação do Programa Stipendium Hungaricum, que contará com a presença da coordenadora do programa, Szilvia Kelemen, bem como de Zsuzsanna László, cônsul-geral da Hungria em São Paulo. A apresentação aconteceu no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ.