Ciclos de canções de Schumann em Talentos UFRJ

Cintia Graton, mezzo-soprano, e Fabrizio Claussen, barítono, apresentam na quinta-feira, dia 07, um recital dedicado ao compositor alemão Robert Schumann no Espaço Guiomar da Sala Cecília Meireles. O espetáculo integra a série Talentos UFRJ, projeto criado em 2007 para difundir a pluralidade da produção artística de alunos, ex-alunos, técnicos e professores da Escola de Música.

Da esq. para dir., Fabrizio Claussen  e Cintia Graton.

Com Silas Barbosa ao piano, os cantores interpretam dois ciclos do compositor, ambos escritos em 1840 – Dichterliebe Op. 48, O Amor do Poeta, e Frauenliebe und-leben Op. 42, Amor e Vida de uma Mulher. Com poesias de Heinrich Heine e Adelbert von Chamisso, respectivamente, as composições têm abordagens particulares sobre o amor. Enquanto no Dichterliebe, o poeta vive a angústia de um amor não correspondido, em Frauenliebe, as canções descrevem o curso do amor de uma mulher por um homem no decorrer de sua vida.

Graton e Claussen são mestrandos do Programa de Pós-graduação Profissional em Música (PROMUS) e, sob a orientação da professora Veruschka Mainhard, apresentam neste recital parte da pesquisa que vem desenvolvendo.

Marcado para às 19h o espetáculo tem ingressos a preços acessíveis.

Cantores

Cintia Graton, mezzo-soprano, é mestranda em práticas interpretativas pela UFRJ (PROMUS) e bacharel em canto pela UNIRIO na classe da professora Carol McDavit. No projeto Ópera na Unirio interpretou Miss Todd em The Old Maid and the Thief de Gian Carlo Menotti, Orfeo em Orfeo e Eurídice de Gluck, Dido em Dido e Enéias de Purcell, Damon em Acis e Galatea de Haendel. Como convidada especial em produções do estúdio VOCE interpretou o Príncipe Orlofsky na opereta O Morcego de J. Strauss e Ottone em L’Incoronazione di Poppea de Monteverdi.

Fabrizio Claussen, barítono. obteve sua formação superior na Escola de Música da UFRJ e aperfeiçoou-se em Paris na Fundação Calouste Gulbenkian e na Itália na Fondazione Concertante Monte Argentario, na Toscana. Solista em temporadas de ópera do TMRJ desde 2000 – Fidelio, Romeu e Julieta, Candide –, no XIII Festival Amazonas de Ópera atuou em Les Troyens e La Vie Parisienne. Foi solista em O Caso Makropulos (Janacék) com a OPES, em Bastien & Bastienne (Mozart) com a Sinfônica Nacional e em O Anjo Negro (J.G. Ripper) com a OSB. Estreou no Palácio das Artes como Theseus de Fedra e Hypólito e no Municipal de SP como Donner em Das Rheingold. Com a Sinfônica da Bahia, esteve à frente das cantatas BWV 82, 56 e 211 de Bach, esta última conhecida como a Cantata do Café.

SERVIÇO
Espaço Guiomar Novaes. Rua Teotônio Regadas, 26 - Lapa, Rio de Janeiro – RJ. 21 2332-9223 21 2332-9224 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Dia 07 de novembro, às 19h. R$ 10 inteira, R$ 5 meia.

SALA GUIOMAR NOVAES
7 NOV | 19H

O AMOR, POR ROBERT SCHUMANN: DOIS CICLOS DE CANÇÕES

Dichterliebe, Op. 48 (O amor do Poeta)