CAEM divulga balanço de campanha solidária

O Centro Acadêmico da Escola de Música (CAEM) divulgou (09/09) balanço da campanha de apoio aos alunos em grave situação de vulnerabilidade social por conta da crise sanitária provocada pela propagação da COVID-19. Num quadro em que, segundo os próprios dados oficiais, mais de quatro milhões de brasileiros foram infectadas e quase 130 mil perderam a vida, a crise desestruturou a já frágil economia artística e musical do país e alterou o cotidiano da vida acadêmica.

Arte: Márcia Carnaval

Apoie a vaquinha eletrônica.

O impacto foi particularmente danoso para os alunos da Escola de Música (EM). Oriundos em grande parte de camadas populares, a paralização dos espetáculos artísticos afetou uma fonte de renda importante para esses músicos em formação, muitos arrimos de família.

Balanço

A campanha, que começou no final de março e segue até hoje, arrecadou até agora algo em torno de R$ 22 mil através de vaquinha eletrônica; crowdfunding, na linguagem da Internet. As doações contaram com apoio de docentes, técnicos, alunos e da comunidade em geral.

Foram apoiadas 35 famílias de alunos, ex-alunos e terceirizados, alunos dos projetos de extensão, além de casos emergenciais.

O atendimento mensal típico envolve uma cesta básica para cada membro da família, um kit de limpeza para cada dois membros da família, 500 ml de álcool em gel 70 para cada dois membros da família, leite em pó para as famílias com crianças, remédios, dinheiro e auxílio de transporte para casos emergenciais.

A iniciativa conta com apoio de voluntários e com a parceria da ADUFRJ, órgão de representação dos docentes da UFRJ; do Hipermax Supermercado de Atacado, que contribui com a venda a preços acessíveis; e do projeto Lírica Solidária, que oferece atendimento médico e psicológico para os alunos de canto.

O balanço e o relatório da campanha podem ser consultados nos respectivos links.