Escola de Música comemora 174 anos com debates, concertos, rodas de choro e exposição

Quando se fala em ensino de Música no Brasil, uma das primeiras instituições que surgem à mente é a Escola de Música da UFRJ. E quando falamos “uma das primeiras”, isso não é exagero. Fundada em 1848, ela é a instituição de ensino musical mais antiga em atividade no Brasil. E para celebrar seu 174o ano ininterrupto em atividade, ocorrerá entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro a Semana de Aniversário da Escola de Música da UFRJ, evento que contará com uma exposição, cinco mesas-redondas sobre variados temas, além de, como não poderia deixar de ser, uma extensa série de espetáculos.

2020semanacartaz.
 Confira aqui a programação do evento

“Com inspiração na Semana de Arte Moderna de 1922, mesmo ano em que foi construído o Salão Leopoldo Miguez, a Escola de Música apresentará a exposição EM Formas, que se propõe a contar, através de fotos, um pouco sobre a história, as estruturas e as diversas iniciativas pedagógicas e culturais da Escola. As mesas-redondas serão divididas em cinco eixos temáticos diários, os quais abordarão questões ligadas à Arquitetura, Internacionalização, Extensão, Ações Afirmativas e Saúde. Finalmente, no tocante aos espetáculos, haverá uma série de recitais, rodas musicais e apresentações, englobando a música popular e de concerto, desde solos a grandes orquestras no agora centenário Salão Leopoldo Miguez”, comenta Ronal Silveira, diretor da Escola de Música.

As atividades de todos os cinco dias de evento terão início às 12h30 com apresentações da tradicional Roda de Choro coordenada pela professora Sheila Zagury, sempre no hall de entrada da Escola.

A abertura da Semana, na segunda-feira (29/08), contará com uma apresentação da UFRJazz Ensemble, às 16h, com regência de Julio Merlino, seguida pela mesa-redonda “Música de Arquitetura (100 anos do Salão Leopoldo Miguez)”, às 17h, que contará com a participação de Carlos Frederico Leão Rocha (vice-reitor, presidente do Plano Diretor da UFRJ), Andrea Borde (FAU) e Maurício Marinho (diretor do COPRIT). O encerramento fica por conta da Orquestra Sinfônica da UFRJ, com regência e direção artística de André Cardoso, às 19h.

Na terça-feira (29/08), às 15h, ocorrerá o recital de lançamento do livro “O Piano na Música de Câmara”, que contará com falas da professora Tamara Ujakova, seguido por uma apresentação da Orquestra de Ukuleles da UFRJ, às 16h. A mesa-redonda do dia debaterá o tema Música e Mundo (a internacionalização da UFRJ e da EM). No encerramento, às 19h, o músico italiano Luca Chiantore se apresenta ao piano.

Na quarta-feira (30/08), haverá o lançamento de outro livro: “Samba, Sambistas e Sociedade” de Samuel Araújo, com a apresentação de uma roda de samba no foyer do Salão Leopoldo Miguez. Em seguida, às 16h, o Quinteto de Metais do Cerrado, sob coordenação do professor Marcos Botelho (UFG) se apresentará. Neste dia haverá também a mesa-redonda Música e Sociedade (a Extensão na UFRJ e na EM e os Projetos Funarte-UFRJ). Às 19h, o Coral Infantil da Escola de Música da UFRJ, com coordenação da professora Maria José Chevitarese, encerrará as atividades do dia ao lado de outros corais convidados. São eles: o Coral Infantojuvenil da UFRJ; e o Coral Infantojuvenil da Escola de Música da Rocinha e Extensão Muzema.

No dia 1o de setembro (quinta-feira), o pianista Rafael Ruiz se apresentará às 16h. A seguir, ocorrerá a mesa-redonda Música e Criatividade (ações afirmativas na EM e UFRJ). Às 19:30, ocorrerá o Concerto em Homenagem ao Salão Leopoldo Miguez, que contará com vários professores da Escola.

Finalmente, em 2 de setembro (sexta-feira), o Salão Leopoldo Miguez receberá, às 16h, o Concerto da Musicoterapia, coordenado por Beatriz Sales. Na mesa-redonda do dia, será abordado o tema Música e Saúde. Encerrando o evento, às 19:30, a Orquestra de Sopros da UFRJ, coordenada pelo professor Marcelo Jardim, fechará o dia.

Todos os dias de evento serão gratuitos e abertos ao público. A Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio, 98, no Centro do Rio.

(Foto de capa: Artur Moês - SGCOM/UFRJ)