Ernani 70 anos: Marco Catto interpreta o primeiro movimento da Meloritmias nº 5

Em mais um vídeo da série “Ernani 70 anos”, em que músicos da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) homenageiam os 70 anos do compositor e maestro titular Ernani Aguiar, Marco Catto interpreta o primeiro movimento (Ponteado) da sua Meloritmias nº 5, para viola solo.

Composta em 1987 e estreada no ano seguinte pelo violista Marcelo Jaffé, a obra exerce um papel importante no desenvolvimento do repertório violístico brasileiro. Inspirado pelas peças para flauta solo intituladas Melopéias, de Guerra-Peixe, Aguiar criou o nome Meloritmias para uma série que contém quatorze peças para diversos instrumentos solo.

O verbo pontear significa dedilhar ou tocar um instrumento de corda, como o violão. Camargo Guarnieri defendia o uso da expressão “ponteio” como substantivo desse verbo; Guerra-Peixe preferia o uso de “ponteado”. Aguiar, com uma pitada de humor e alheio à polêmica, dá o nome “ponteando” ao primeiro movimento – uma espécie de prelúdio, escrito em uma linguagem modal.

Além de Ponteando, a peça tem mais dois movimentos: Resposta ao bilhete do Jogralrrapeixe e Convite ao amigo Cristiano Ribeiro.

Os vídeos da série foram produzidos pelos próprios músicos em regime de quarentena, atendendo orientações da UFRJ para combater a pandemia.

A série poder ser acompanha no canal da Escola de Música no YouTube.

Ernani Aguiar

rodrigocamargo

Ernani Aguiar (1950) iniciou os estudos musicais na Escola de Música Santa Cecília, em Petrópolis. A partir daí, foi aluno de Paulina D'Ambrosio (violino), César Guerra-Peixe (composição) e Carlos Alberto Pinto Fonseca (regência). Em Buenos Aires, foi bolsista do Mozarteum Argentino, onde estudou com Sérgio Lorenzi. No Conservatório Cherubini, da cidade de Firenze, na Itália, foi aluno de Roberto Michelucci (violino) e de Annibale Gianuario (regência). Ainda na Europa, fez cursos de aperfeiçoamento em regência com Adone Zecchi, Franco Ferrara e Sergiu Celibidache. De volta ao Brasil, fundou e dirigiu o Madrigal Ars Gótica e o Coral Municipal de Petrópolis, conjuntos para os quais criou parte significativa de sua produção para coro misto, como o Salmo 150 (1975), uma de suas composições mais executadas internacionalmente, o tríptico mariano In Honorem Beatissimae Mariae Virginis (1979) e as séries de Motetinos (1980-86).

Foi coordenador do Projeto Espiral da FUNARTE, professor do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO e regente assistente das orquestras Sinfônica Nacional da Rádio MEC e Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro. Como regente, tem sido responsável por inúmeras estreias de obras contemporâneas e pelo registro da produção do passado, com destaque para a obra do Padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). É professor de regência e prática de orquestra da Escola de Música da UFRJ, além de diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica da UFRJ. É membro da Academia Brasileira de Música.

Ernani Aguiar se destaca por sua produção para orquestra de cordas, em especial as séries Quatro Momentos e Instantes, além de Concertazione I (1979), Música para cordas (2003), Sinfonietta Terza (2005), Sinfonietta Quinta (2005) e Introdução, Noturno e Final (2011). No terreno sinfônico sobressaem as sinfoniettas Prima (1990) e Seconda "Carnevale" (2002), a Abertura em Fanfarras (2005) e a Abertura Quarta (2010). Coro e orquestra se juntam na Missa Brevis IV (1991), nos Cantos Sacros para Orixás (1994) e no Te Deum (2000), além da ópera infantil O Menino Maluquinho (1993).