EM leva cursos gratuitos a Corumbá (MS), através de parceria Arte de Toda Gente em julho

Fruto de uma parceria que une a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Nacional (Funarte), o Programa Arte de Toda Gente é um exemplo de como a cooperação interinstitucional pode ser bem-sucedida. Nascida em 2020, a iniciativa desenvolvida com a curadoria da Escola de Música da UFRJ e administração da Fundação Universitária José Bonifácio tem como objetivo maior democratizar e estimular, de modo inclusivo, a produção das artes e a diversidade cultural brasileira.

2023corumbadentroAtualmente o Programa compreende sete projetos que juntos abarcam uma intensa agenda de eventos e atividades, todas focadas no desenvolvimento artístico e pedagógico das artes através de capacitação, formação, aperfeiçoamento, compartilhamento, difusão de informação, inclusão e acessibilidade. Essas atividades são realizadas em formato presencial, em todas as regiões do Brasil, bem como em formato on-line, em ambiente virtual ou mesmo híbrido.

Um desses projetos é o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), que tem por objetivo promover acesso a bens e serviços artísticos, culturais e musicais, através da formação de uma ampla rede de capacitação para regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, além de contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escolas de todo o país

Dentre as várias ações que o SINOS realiza, uma das de maior destaque é a Caravanas Sinos. Voltadas para a capacitação de professores, monitores, instrumentistas, alunos e maestros das orquestras dos projetos sociais, essas atividades envolvem cursos e oficinas intensivas, realizadas nos espaços dos próprios projetos sociais e nos de instituições parceiras, como escolas, conservatórios, universidades, teatros, orquestras profissionais e associações. As Caravanas Sinos se propõem, ainda, a oferecer oficinas de produção de óperas para as instituições que tenham interesse em abordar esse gênero, com foco na formação de profissionais nas áreas artística e técnica e em oferecer espetáculos para a população das cidades por onde passa.

Ao todo, a iniciativa já percorreu dez municípios brasileiros: Arapongas - RS; Cachoeiro do Itapemirim - ES; Florianópolis - SC; Fotaleza - CE; Jaraguá do SUL - SC; Lages - SC; Luís Gomes - RN; Mogi das Cruzes - SP;  Recanto Maestro - RS; Serra - ES.

Caravanas Sinos em Corumbá

Entre os dias 12 e 16 de julho, a Caravana Sinos estará em Corumbá - MS. Nesta edição, a iniciativa conta com a parceria do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, onde acontecerão as aulas, e do FEMUP (Festival de Música de Câmara do Pantanal), e terá como instrutores os professores Arthur Bencke (violoncelo), Simone dos Santos (violino e viola), Liu Ying (violino e viola), os três também dedicados à pedagogia do ensino coletivo de cordas; e Joel Barbosa (clarineta e ensino coletivo de sopros). A programação contará com aulas técnicas para alunos (iniciantes, intermediários e avançados), aulas pedagógicas para professores, práticas de conjunto e ainda um concerto de encerramento.

O Instituto Moinho Cultural (IMC), onde ocorrerão as aulas, é uma organização sem fins lucrativos que contribui, através da música, dança, tecnologia e literatura, para a transformação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social na área de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. O IMC também desenvolve ações de apoio escolar e da promoção de grupos de convivência.

Como resultado dos seus 16 anos de atuação, a instituição conta com a Companhia de Dança do Pantanal e com a Orquestra de Câmara do Pantanal. O projeto inclui e interage socialmente com 360 crianças e adolescentes da cidade de Corumbá, mas também do município de Ladário e das cidades bolivianas Puerto Suarez e Puerto Quijarro.

Os interessados podem se inscrever nos cursos e oficinas até o dia 25 de junho, por meio de um formulário online disponível no site do projeto (www.caravana.sinos.art.br). Para se inscrever, o aluno precisa ter disponível um instrumento para uso próprio e saber ler partituras para o seu instrumento. O foco da capacitação é em instrumentos de cordas, de sopros e em seu ensino coletivo.

Link do formulário: https://forms.gle/5uqq7H7xgQWxgArF9