176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Em 18/04, Orquestra de Sopros faz concerto dedicado a compositores de origem inglesa e australiana

Nesta quinta, dia 18 de abril de 2024, às 19 horas, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, a Orquestra de Sopros da UFRJ irá apresentar um concerto totalmente dedicado aos compositores de origem inglesa e australiana, com obras que se tornaram, ao longo das décadas, referências da sonoridade da banda sinfônica moderna.

De Gustav Holst (1874-1934), duas obras ocuparão parte do concerto, e a transcrição de uma giga de Johann Sebastian Bach, feita por Holst em 1930, pouco antes de escrever a Hammersmith. O compositor havia recebido um convite da BBC Military Band para escrever uma obra e, com um hiato sem uma escrita contínua para banda após escrever as duas Suítes Militares, decidiu por fazer uma transcrição de uma pequena giga de Bach. O resultado foi Fuga a la Giga, a qual serviu como readaptação para a escrita de uma obra autoral, Hammersmith, Prelude e Scherzo, Op. 52, em homenagem ao distrito de Londres. Esta música é descritiva da alegria da multidão aos sábados e o passeio às margens do rio Tamisa.

A outra obra, Songs of the West, é parte de "A Somerset Rhapsody". O par - opus 1 e 2 - foi escrito em 1906/1907, baseado em canções folclóricas, coletadas por Cecil Sharp e Baring Gould. De Ralph Vaugham Williams, duas obras principais para banda: Toccata Marziale e Englisht Folk Song Suite, apresentada em sua forma original com a peça Sea Songs como segundo movimento. Posteriormente, o compositor a tratou como obra separada. De igual direcionamento estilístico, as obras são todas baseadas nas canções folclóricas recolhidas por Sharp e Gould, assim como as obras do compositor australiano Percy Grainger, que se baseiam no compêndio "The Complete Petrie Collection of Ancient Irish Music", editado por Sir Charles Villiers Stanford. Percy Grainger, talvez, tenha sido um dos mais ávidos compositores a utilizar amplamente a canção folclórica como base de sua obra, tanto pianística quanto orquestral e de banda.

A distância média de um século separa o período dessas composições com os dias atuais, e nos mostra a genialidade latente no trato do elemento folclórico musical. Atualmente, tais obras se estabeleceram como cânones do repertório tradicional das bandas sinfônicas por todo o mundo e continuam sendo fonte de informação e conhecimento a todas as bandas e deleite a todos os ouvintes.

A entrada é gratuita e a apresentação está marcada para as 19h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, que fica na Rua do Passeio, 98, próximo à estação Cinelândia do metrô.

 

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 Marcelo Jardim regendo a Orquestra de Sopros da UFRJ

PROGRAMA

 

Percy GRAINGER (1882-1961)

English Morris Dance, “Shepherd’s Hey”, 1911

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Fuga a la Gigue, 1930 (transc.: Gustav HOLST, ed. Jon C. Mitchell)

Efeméride: 150 anos de nascimento / 90 de morte de Gustav Holst

Ralph Vaugham WILLIAMS (1882-1961)

Toccata Marziale, 1924

Efeméride: 100 anos da composição

Ralph Vaugham WILLIAMS (1882-1961)

English Folk Song Suite, 1923/1924 (15'30")

I - Marcha "Seventeen come Sunday"

II - Sea Songs (movimento independente)

III - Intermezzo "My Bonny Boy"

IV - Marcha Folk Songs from Somerset

Gustav HOLST (1874-1934)

Hammersmith, Op. 52, 1930

Preludio: poco adagio - Scherzo: poco vivace

Gustav HOLST (1874-1934)

Songs of the West, Op. 21, nº 1, 1907 (transc.: James Curnow)

Percy GRAINGER (1882-1961)

Molly on the Shore, 1920

 

Orquestra de Sopros da UFRJ

A Orquestra de Sopros da UFRJ foi criada em 2005 e desde 2008 apresenta, de forma ininterrupta, temporadas regulares de concertos, com programação intensa da obra brasileira e mundial para banda sinfônica, banda de música e orquestra de sopros, tendo sido responsável por importantes estreias de obras de compositores nacionais e primeiras audições na Brasil do repertório internacional escrito especificamente para a formação. Em sua estrutura, conta com alunos dos cursos de bacharelado em instrumentos de sopros e de percussão da EM/UFRJ, inscritos na disciplina de Prática de Orquestra, e com técnicos funcionários. Como projeto de extensão, atende também alunos provenientes de projetos sociais da cidade do Rio de Janeiro. Outra importante função é sua atuação direta no suporte ao bacharelado em Regência de Banda, oferecido pela EM/UFRJ desde 2011. Entre seus principais objetivos está proporcionar o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais, atuar no desenvolvimento técnico musical de seus integrantes a partir da prática de banda e orquestra. Em 2009 gravou o CD “A Obra para Orquestra de Sopros de Heitor Villa-Lobos” e em 2017 o CD ao vivo “Dobrados para o Itamaraty”. Em 2017, 2019 e 2023 atuou como grupo residente do Simpósio Funarte-UFRJ para Bandas, e desde sua organização, tem participado dos Panoramas de Música Brasileira Atual. É parte integrante do Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas, atuando como grupo residente para as gravações de novas obras.

Prof. Marcelo Jardim, maestro

Diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Atua também como professor-orientador do PROMUS - Programa do Mestrado Profissional em Música da UFRJ. É Doutor em Práticas Interpretativas pela UNIRIO, e Mestre e Bacharel em Regência e Práticas Interpretativas pela UFRJ. É coordenador do programa Arte de Toda Gente, da parceria entre a Funarte e a UFRJ, e que inclui os projetos de extensão universitária Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas, Projeto Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil - SINOS, Projeto Bossa Criativa, Projeto Um Novo Olhar, Projeto Por Todas as Bandas do Brasil, entre outros. É responsável pelo programa de Edições de Partituras para Banda. Atua em concertos, seminários, simpósios, congressos e festivais em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, e dentre seus projetos de pesquisa está A Banda do Villa, com resgate da obra de Villa-Lobos para banda, e encomenda de novas obras para bandas sinfônicas.

Correspondência

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