Edino Krieger:Uma vida dedicada à Música

Para além da vida, a morte. Existe, porém, um número reduzido de pessoas que não apenas fazem desta máxima uma exceção, como também para além da eternidade, mais do que fazer com que fique a saudade junto àqueles que com elas conviveram, deixam por legado a toda humanidade um patrimônio cultural composto em diferentes áreas do conhecimento musical.

Nessa exceção encontra-se Edino Krieger que, até a noite de ontem, 6 de dezembro de 2022, ocupava a cadeira de número 34 da Academia Brasileira de Música e que , no ano de 2002, recebeu por iniciativa da Escola de Música, o título de Doutor Honoris Causa, pela UFRJ.

No notável catálogo das composições musicais que deixou à posteridade constam: obras para orquestra sinfônica e de câmara, oratórios, música de câmara, obras para vozes e instrumentos solistas, “além de partituras incidentais para teatro e cinema” (ABM). Composições que, entre as muitas premiadas, são regularmente executadas não só no Brasil, mas também por orquestras de diferentes cidades tais como: Liège, Bruxelas, Paris, Londres, Monique, Córdoba, Buenos Aires, Nova York, Filadélfia, Washington, Colônia e Tóquio.

De seu extenso trabalho em prol da música de concerto é necessário assinalar seu planejamento e direção dos Festivais de Música da Guanabara que deram origem, a partir de 1975, às Bienais de Música Brasileira Contemporânea. E a ele é que, na qualidade de violinista da Mozart Orchestra de Nova York, representante da Juilliard School Musica no Simpósio de Compositores dos EUA, quando jovem, e, ainda na qualidade de Diretor Artístico da Fundação de Teatros do Rio de Janeiro; Diretor da Divisão de Música Clássica da Rádio Jornal do Brasil; Diretor Musical da Rádio Ministério da Educação; Crítico Musical do jornal Tribuna da Imprensa e do Jornal do Brasil que, ao completar 90 anos, em março de 2018, a Orquestra de Cordas da UFRJ, em justa homenagem, realizou um concerto sob a regência de Roberto Duarte com participação do Coral Brasil Ensemble, que pode ser acessado através do link https://tvbrasil.ebc.com.br/partituras/2018/08/orquestra-de-cordas-da-ufrj-homenageia-o-compositor-edino-krieger.

Do alto de tudo que produziu, nos ensinou, nos emocionou e nos legou, Edino Krieger, este ser humano iluminado, em Aula Inaugural da Escola de Música da UFRJ proferida em 2008, dividiu com os que lá estavam presentes uma lição que a ele foi dada por William Nowinky, ainda quando bolsista na Henry Street Settement School of Musica: “Afinação de violino é música. Você tem que afinar o violino fazendo música”.