Diversidade cultural marca Música no Palácio

A Série Música no Palácio, resultado da parceria firmada entre o Museu da Justiça, o Centro Cultural do Poder Judiciário - CCMJ e a Escola de Música da UFRJ, tem como datas de abertura e encerramento da temporada de 2018, os dias 8 de maio de 2018 e 29 de janeiro de 2019.

Foto: Ana Liao
 Ensaios da montagem
 Luís Senise, professor da Escola de Música da UFRJ.

Na abertura, o concerto de Saulo Laucas acompanhado por outro grande talento, Felipe Nain, tem por título La Bella Canzione Italiana. E no encerramento da temporada, Giulio Draghi, considerado pela crítica especializada um dos mais brilhantes pianistas contemporâneo, interpreta peças de Mussorgski e de Busoni.

A parceria entre as citadas instituições é representada na Escola de Música pelo Diretor do Setor Artístico e, por esta razão, a curadoria da série já esteve a cargo dos professores Eduardo Biato e João Vidal, e, desde o ano de 2015 é de responsabilidade do professor Marcelo Jardim.

Os concertos da Série Música no Palácio são realizados às terças-feiras, de 15 em 15 dias de cada mês, sempre no horário das 19:00h. A exceção ocorre apenas nos concertos das Jornadas do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música - PROMUS, que se iniciam às 14h e terminam às 21h.

Esclareceu Marcelo Jardim que essa série contempla propostas de professores, músicos e estudantes que estejam alicerçadas em projetos de importância acadêmica, sejam elas oriundas da Escola de Música da UFRJ, de outras universidades como a UFF e UNIRIO ou de instituições e instâncias culturais, tais como a Academia Brasileira de Música - ABM e Orquestra Sinfônica Nacional - OSN.

O planejamento de cada temporada é de competência de seu curador, Marcelo Jardim, que junto a Silvia Monte, Diretora do Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, avaliam a disponibilidade dos recursos financeiros necessários à infra-estrutura e viabilização de cada uma delas.

O perfil de cada temporada, que invariavelmente abarca a diversidade musical representada nos concertos de música popular e música de concerto, tanto pode ser estruturado em razão de um tema, como foi o dos compositores do Rio de Janeiro, como pode igualmente também estar relacionado a algum tipo de evento de repercussão internacional, tal qual aconteceu na Copa Mundial de Futebol, quando foram realizados concertos com obras de compositores nascidos em cidades que sediaram jogos.

Ainda em acordo a Marcelo Jardim, os perfis das temporadas podem também, em parte, serem moldados a partir do apoio que as instituições envolvidas com a curadoria e produção da Série Música no Palácio concedem a congressos, seminários e festivais. Exatamente como ocorrerá, na temporada de 2018, com o Festival de Cordofones.

Da mesma forma, podem ser elaborados em acordo às homenagens prestadas à eminentes figuras do universo musical e instituições culturais. Ilustra esta afirmativa, na temporada de 2018, a Soirée Debussy, com o consagrado pianista Luís Senise e convidados, em homenagem ao centenário de morte deste compositor, e também o concerto de Simone Santos e convidados, em homenagem aos 120 anos de nascimento do criador do Método Suzuki, Shinichi Suzuki.

Mas por considerar que a opção por um tema instala a possibilidade de limitar a realização de um número significativo de propostas que aportam no Setor Artístico da Escola de Música da UFRJ, Marcelo Jardim informou que, desde 2017, as temporadas das séries têm se distanciado de temas. Assim é que, nesta temporada de 2018, seus 21 concertos se encontram inseridos nos mais diferentes critérios e, como não poderia deixar de ser, nos mais diferentes gêneros musicais.

Nesta temporada de 2018, além dos já citados concertos de docentes e alunos da Escola de Música, estão agendadas as apresentações de outros docentes e alunos que compõem: o Duo Imago Mundi, o Grupo Terra Brasilis, o Quinteto Experimental da Escola de Música da UFRJ, o Grupo CRON, os que farão parte das Jornadas III e IV do PROMUS, o Duo Barroqueando e os do concerto intitulado Cinema Cantado.