Projeto reúne e preserva o acervo patrimonial e artístico da UFRJ

No 7º andar da Escola de Belas Arte (EBA/UFRJ), está instalado um ateliê que abriga um trabalho inovador e agregador da UFRJ, desenvolvido a partir do Projeto de Pesquisa Conservação e Restauração de Bens Móveis e Integrados Escultóricos (tridimensionais), de autoria de Benvinda de Jesus Ferreira Ribeiro, professora do Departamento de Artes e Conservação dessa mesma Escola.

Na descrição do trabalho realizado nos citados bens, de diferentes tipologias, confeccionados em madeira, gesso, concreto ou bronze, a professora Benvinda explicou que, anterior aos processos de conservação e restauração, são efetuadas as seguintes etapas: a pesquisa histórica, a técnica, a artística, além do desenho de cada peça dos acervos que, em síntese, terminam por constituir o registro patrimonial de cada um deles. Registro que impede qualquer perda no objeto, que pode evitar roubos, ou tornar menos complicada a sua recuperação, já que ele passa a dispor de documentação que comporta seus dados técnicos, históricos e seu desenho.

Em pleno funcionamento há sete meses, o projeto conta com o apoio dos atuais gestores da UFRJ, o Reitor, Roberto Medronho, e a Vice- reitora, Cássia Turci, além de incentivos da Decania do Centro de Letras e Artes, da Direção da Escola de Belas Artes -EBA, da Direção da Escola de Música -EM e da Direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo- FAU.

Projeto reúne e preserva o acervo patrimonial e artístico da UFRJ

Pesquisadores, conservadora-restauradora da empresa, coordenadora do projeto e o prof. Ronal Silveira, Diretor da Escola de Música

Nesse período, embora tenha por objetivo principal a salvaguarda dos bens móveis e escultóricos da UFRJ, inicialmente, o trabalho no ateliê tem sido dedicado à conservação e restauração de obras do Museu D. João VI – EBA, de cópias de painéis, portadas, entre outros elementos compositivos que representam a decoração de edificações arquitetônicas do século XVIII pertencentes a FAU e de bustos de reconhecidos compositores, regentes e instrumentistas do Brasil e do exterior que fazem parte de um dos acervos da EM.

Para realização desse precioso e necessário trabalho na UFRJ, o projeto conta com uma equipe formada por pesquisadores do Curso de Graduação em Conservação e Restauração da Escola de Belas Artes e da Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, que integram o Grupo de pesquisa do CNPQ “Preservação de Acervos Escultóricos”; de tutores egressos de diferentes cursos da Escola de Belas Artes e alunos da graduação do Curso de Conservação e Restauração, do Departamento de Arte e Preservação – EBA; de docente da Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – COPPEAD/UFRJ, além de alguns colaboradores.

E por ter sido idealizado como um projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão, a professora Benvinda informa que, tão logo, todas as obras dos diferentes acervos que se encontram no ateliê sejam restauradas, uma exposição aberta ao público será realizada.

Projeto reúne e preserva o acervo patrimonial e artístico da UFRJ 2

Equipe de conservadores-restauradores em ação