176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Concerto Orquestra Sinfônica de Sopros da UFRJ: Música, Arte e Pedagogia

Depois de aulas de instrumentos, canto, música de câmara e Prática de Banda Sinfônica ministrada por Will Sanders que estão sendo realizadas com o patrocínio do Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) — Órgão de Intercâmbio Acadêmico do Governo alemão e de uma parceria entre a Escola Superior de Música de Karlsruhe (Hochschulefür Musik de Karlsruhe), a Escola de Música da UFRJ e o Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, desde o dia 28 de agosto, a XIV edição do Festival Brasil-Alemanha realiza no dia 6 de setembro, às 19h, no Salão Leopoldo Miguéz, o concerto da Orquestra de Sopros da UFRJ / Banda Sinfônica.

  Reprodução
 
 Will Sanders, regente

Com coordenação dos docentes Marcelo Jardim, Gabriel Dellatorre e do trompista da Orquestra Sinfônica da UFRJ, Tiago Carneiro, o concerto tem como regente convidado o trompista maestro e docente Will Sanders.

Will Sanders é natural de Venlo, na Holanda, mas reside em Karlsruhe, no Sul da Alemanha. Em seu currículo de trompista, Will Sanders ostenta a atuação nas orquestras: Nacional de Ópera de Mannheim, na Sinfônica de Baden/Baden, na Sinfônica da Rádio da Baviera e na Filarmônica de Viena sob a direção de grandes nomes da regência como Claudio Abbado, Lorin Maazel, Georg Solti, Marins Janssons, James Levine e Daniel Baremboim, entre outros. E por ensinar ser uma das paixões de Will Sanders, na qualidade de professor catedrático da Escola Superior de Música de Karlsruhe, ele ministra, desde o ano de 1999, as disciplinas de trompa e música de câmara.

No programa desse concerto, a partir da interpretação de Will Sanders, a Orquestra de Sopros da UFRJ / Banda Sinfônica irá executar obras de compositores internacionalmente reconhecidos como Cesarini e  Sparke que trazem em suas obras a essência do repertório tocado pelas Bandas do mundo afora.

A composição Capriccio, de Almicare  Ponchielli, originalmente escrita para piano e oboé será apresentada na versão para Banda, com arranjo de Albert Benz  e terá como solista Thomas Indermühle, premiado oboísta, natural de Berna, na Suíça,  que tem atuado como solista em quase todos os países europeus, EUA, Canadá, Japão, Coréia e Austrália. É também professor de oboé no Conservatório de Zurique e na  Escola Superior de Música de Karlsruhe.

No repertório do concerto, a Orquestra de Sopros da UFRJ / Banda Sinfônica executa ainda do jovem compositor Lino Guerrero, a obra “al-Uqur” que faz referência à cidade egípcia de Luxor, onde se localiza um grande museu a céu aberto da civilização egípcia.

 
   
  Reprodução 
  
 Thomas Indermühle, oboé (solista) 
   

Programa

Franco Cesarini (1961)
- Dynamic Overture 

Almicare Ponchielli (1834-1886) 
- Capriccio (arr.: Albert Benz)

Thomas Indermühle, oboé (solista)

Lino Guerrero (1977)
- al-Uqṣur

Philip Sparke (1951)
- Bacchanalia

     

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)