Colégio de Aplicação da UFRJ abre 83 vagas para ensinos fundamental e médio

O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio de Janeiro está oferecendo oportunidades para admissão nos ensinos fundamental e médio referente ao ano letivo de 2024. O CAp/UFRJ é uma instituição de educação pública federal subordinada à UFRJ, dedicada ao desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão em educação.

Serão disponibilizadas vagas para ensino fundamental e ensino médio, conforme distribuição a seguir:

Nível de EnsinoNúmero de Vagas
1º Ano do Ensino Fundamental30 vagas para candidatos com 6 anos completos ou a completar até 31 de março de 2024.
6º Ano do Ensino Fundamental13 vagas, destinadas a candidatos nascidos a partir de 1º de março de 2012, que estejam cursando o 5º ano do ensino fundamental em 2023 ou o tenham concluído em 2022.
1ª Série do Ensino Médio40 vagas para candidatos nascidos a partir de 1º de março de 2008, que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental em 2023 ou o tenham concluído em 2022.
Relação do número de vagas oferecidas.

As vagas oferecidas serão preenchidas por sorteio, seguindo o critério de reserva estabelecido. No caso do 1º ano do ensino fundamental, cinquenta por cento delas são destinadas à ampla concorrência, enquanto os outros 50% são reservados para candidatos na modalidade de ação afirmativa.

No que diz respeito às vagas para o 6º ano do ensino fundamental, cinquenta por cento serão destinadas à ampla concorrência, enquanto a outra metade será destinada a candidatos que tenham cursado integralmente todos os anos anteriores do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) em escolas da Rede Pública Nacional de Ensino. Essa condição deverá ser comprovada no momento da matrícula.

Já para as vagas na 1ª série do ensino médio, será aplicado o mesmo critério de 50% para ampla concorrência e 50% para candidatos que tenham cursado integralmente todos os anos anteriores do ensino fundamental em escolas da Rede Pública Nacional de Ensino.

As pré-inscrições para o Concurso de Admissão de Alunos para o ano letivo de 2024 estarão abertas de 2 a 29/10. Os responsáveis pelos candidatos deverão acessar o site www.admissaocap.ufrj.br durante esse período e preencher o requerimento de pré-inscrição.

Os sorteios públicos de todas as séries serão realizados no dia 2/12 e transmitidos ao vivo pelo YouTube do colégio nos seguintes horários:

• 9h – 1⁰ ano do ensino fundamental
  • 10h – 6⁰ ano do ensino fundamental
  • 11h – 1⁰ ano do ensino médio

A listagem dos selecionados será divulgada no mesmo dia do sorteio, a partir das 18h, no site www.cap.ufrj.br. Para ler o edital completo, clique AQUI.

Para esclarecer dúvidas sobre o concurso, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..