176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Clarissa Bomfim e Paulo de Castro Andrade interpretam Osvaldo Lacerda

O duo formado por Clarissa Bomfim e Paulo de Castro Andrade executa a Invenção para flauta e fagote do pianista e compositor paulistano Osvaldo Lacerda (1927 – 2011), em mais uma edição da campanha Presente aqui de casa.

A peça, dedicada mais tarde ao duo, foi escrita em 1953 a partir de tema recolhido por Martin Braunwieser em Brejo dos Padres, Município de Tacaratú, Pernambuco, sendo uma boa amostra do refinado nacionalismo que caracteriza a produção de Lacerda.

Trata-se de um Praiá, dança ritual com a qual os índios Pankararus celebram a colheita do umbu, fruto característico da região. O nome Praiá designa tanto o ritual como os personagens, que são homens vestidos com máscaras de corpo inteiro, feitas com a fibra do caroá. No âmbito do segredo e do sagrado, os Praiá atuam como elemento de comunicação com os ancestrais.

O Duo

 Reprodução
 

Clarissa Bomfim – Em 1986 concluiu o Bacharelado em Música pela Faculdade de Artes Santa Marcelina de São Paulo. Foi integrante da Orquestra da Rádio e Televisão Cultura de São Paulo e da Orquestra Filarmônica de São Paulo. Concluiu o Mestrado em Musicologia Histórica pela Escola de Música da UFRJ, em março de 2012. Sua dissertação foi contemplada com o Prêmio FUNARTE de Produção Crítica em Música. Em 2013, esse mesmo trabalho foi publicado pela Editora UNESP, com o apoio financeiro da FUNARTE e da “Association Internationale Maison d'Auguste Comte”.

Paulo de Castro Andrade – Natural de São Paulo iniciou seus estudos de fagote com o professor Alain Lacour e posteriormente aperfeiçoou-se com o professor Noel Devos. Bacharelou-se em fagote pela Faculdade de Música Santa Marcelina em 1988. Atualmente radicado no Rio de Janeiro, é integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira, da Orquestra Petrobrás Sinfônica e da Orquestra Sinfônica da UFRJ.

“Presente Aqui de Casa” 

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office. 

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)