Christiano Caldas e Bárbara Barcellos no Festival Arte de Toda Gente

Estreiam nos próximos dias 19 e 21 de agosto, ambos às 18h, dois shows com talentosos representantes na música popular brasileira, Christiano Caldas (na quinta) e Bárbara Barcellos (no sábado). Gravadas em vídeo, as apresentações fazem parte do conjunto de atividades do Bossa Criativa na programação do Festival Arte de Toda Gente e estarão disponíveis no site www.bossacriativa.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. O projeto é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte e da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Reprodução

Christiano Caldas (foto de PH.ThiagoDiNazaré1) e Barbara Barcellos (foto de Andreza de Paula)

Christiano Caldas iniciou sua carreira aos 13 anos e, aos 17 anos, começou desenvolver trabalhos como produtor musical, engenheiro de áudio e pianista e tecladista, acompanhando e desenvolvendo trabalhos com grandes nomes, como Milton Nascimento, Flávio Venturini, 14 Bis, Sá & Guarabyra, Roberto Menescal, Chico Amaral, Wagner Tiso, João Donato, Leo Gandelman, Célio Balona, Beto Guedes, Juarez Moreira, Nivaldo Ornelas e Vander Lee, Mike Stern, Chris Washburnem Orquestra Ouro Preto, Célio Balona e Orquestra Sesi Minas Musicoop, entre outros. Prestes a completar 30 anos de carreira, Christiano lança seu primeiro álbum, “Afinidades – Série Instrumental Vol.1”, que reúne compositores da nova geração e nomes que constituíram parte de sua biografia musical. No álbum – que será base para o repertório do show – ele faz uma homenagem à música instrumental mineira.

Bárbara Barcellos nasceu em Belo Horizonte, filha de musicistas, e, iniciou sua vida profissional aos 14 anos, tendo cantado com com artistas como Tavinho Moura, Toninho Horta, Milton Nascimento, Paulo Braga, Daniel Jobim entre outros e, aos 18 iniciou uma parceria com o Beto Lopes, com quem vem se apresentando e participando de eventos. Em 2015, Bárbara ingressou na Bituca Universidade de Música Popular, em Barbacena-MG, cursando canto, Musicalização, História da Música, Prática em Conjunto, Teatro e Percepção musical. Em 2016, ela gravou seu primeiro CD, "UBUNTU", com releituras da MPB e duas músicas autorais. No show do festival, Bárbara estará sozinha (voz e violão), apresentando composições suas e releituras de clássicos do movimento clube da esquina e da música brasileira.

O festival

Iniciado em 21 de julho, o Festival Arte de Toda Gente reúne mais de 100 professores e mais de 400 artistas das mais diversas vertentes e origens geográficas, em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Em um só grande evento, pela primeira vez, estão sendo oferecidas atividades promovidas pelos três projetos do programa Arte de Toda Gente: Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, que compõem o programa Arte de Toda gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Arte de Toda Gente, os projetos da parceria Funarte-UFRJ (www.artedetodagente.com.br)

O programa Arte de Toda Gente compreende três diferentes iniciativas, desenvolvidas em parceria pela Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade e lançadas no decorrer de 2020. Devido à pandemia de Covid 19, inicialmente todas as atividades dos projetos vêm sendo desenvolvidas exclusivamente em ambiente virtual, mas, logo que possível, se estenderão a ações presenciais em todas as regiões do Brasil.

A primeira dessas iniciativas é o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, que reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e manifestações da economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de shows curtos, performances, mostras, lives e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil.

A segunda iniciativa é o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais, produzindo ainda material didático de apoio, partituras e publicações. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras escola de todo o país e suas atividades estão disponíveis no site www.sinos.art.br.

Já o Um Novo Olhar (UNO) tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade, a promoção de lives, encontros e seminários virtuais e com uma série de publicações – que incluem a produção por encomenda de versões e partituras originais de compositores brasileiros especialmente formatadas para corais –, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências e suas aulas e apresentações podem ser encontradas no site www.umnovoolhar.art.br.