176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Canto Coral durante a pandemia é tema de live do Um Novo Olhar

Com o título de “Prática de Canto Coral na Pandemia”, encontro em forma de live acontece no dia 23/9, às 18h, com transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube e inclui a apresentação do vídeo Cure o Mundo, com um coro virtual formado por profissionais do complexo de hospitais da UFRJ.

Em tempos de pandemia, todas as atividades coletivas sofreram grandes restrições. Para que não fossem totalmente suspensas, foi preciso muita criatividade e capacidade de adaptação. Os desafios da manutenção das práticas de canto coral durante o isolamento, e como o convívio social e as atividades artísticas que se utilizam da voz como principal meio de expressão são afetados com o isolamento social são temas da live “Prática de Canto Coral em Tempos de Pandemia”, que vai ao ar nesta quarta-feira, dia 23/9, às 18h, pelo canal Arte de Toda Gente. Ao final da discussão será apresentado o vídeo “Cure o Mundo”, produzido pelo projeto em parceria com o Complexo de Hospitais da UFRJ. O evento parte do projeto Um Novo Olhar, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Participam do encontro Patrícia Dorneles (mediadora, professora da UFRJ, coordenadora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural e coordenadora das ações de acessibilidade do projeto Um Novo Olhar), Maria José Chevitarese (professora titular de Canto Coral da UFRJ e coordenadora das ações de canto coral do projeto Um Novo Olhar), Bianca Almeida (professora de musicalização e coral do Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais, CAP – CEBRAV), Anacris Monteiro (produtora cultural, diretora da Ouro Verde Produções) e Elaine Barros (diretora administrativa do Instituto de Neurologia Deolindo Couto-UFRJ).

Sobre o vídeo “Cure o Mundo”

O vídeo “Cure o Mundo” é uma parceria do projeto Um Novo Olhar com profissionais do complexo de hospitais da UFRJ e tem como intuito passar uma mensagem de esperança e de cura frente a pandemia do novo coronavírus. A ideia surgiu de uma conversa entre o coordenador do projeto, Marcelo Jardim, e a diretora administrativa do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (UFRJ), Elaine Barros. A produção do vídeo ficou a cargo de Anacris Monteiro, da Ouro Verde Produções.

Para produzi-lo, foi aberto um processo de inscrição para os profissionais que trabalham nas unidades de saúde da UFRJ interessados. Os 17 profissionais inscritos foram, então, orientados a cantar a música escolhida para o vídeo a partir de um áudio base gravado por dois cantores. Eles puderam escolher o tipo de movimentação que iriam fazer e acessórios que usariam em cena. Cada um gravou seu vídeo individualmente, em sua casa ou local de trabalho. Todo o processo de produção, da inscrição à finalização, durou aproximadamente dois meses. A canção é uma versão para o clássico “Heal the world”, de Michael Jackson, que também ganhou, em abril deste ano, um vídeo em que imagens do cantor e compositor foram combinadas com as de profissionais de saúde e outras que remetem à pandemia. 

Quem são as participantes da live:

Patrícia Dorneles (mediadora)

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Federação das Faculdades Metodistas do Sul Instituto Porto Alegre (1995).Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2001) na linha de pesquisa Educação Popular e movimentos sociais e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) na linha ambiente, ensino e território. É pós doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atua há 20 anos no campo das politicas publicas culturais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em politica cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: ação cultural, política cultural, ação coletiva, educação popular e saúde e direitos humanos. Trabalhou no Ministério da Cultura entre os anos de 2005 à 2009, implementando o Programa Cultura Viva na Região Sul e as ações de Cultura e Saúde deste órgão. Atualmente é Professora Adjunta IV do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ, sendo docente das disciplinas Laboratório A, Laboratório B e Educação Popular e Saúde. Foi Coordenadora substituta de Extensão da Faculdade de Medicina - UFRJ, de outubro de 2010 à agosto de 2012. É coordenadora do I Curso de Pós-Graduação em Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência com o apoio do Ministério da Cultura. Foi Superintendente de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ de 2015 a 2019. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura - CNPQ

Maria José Chevitarese

Coordenadora das ações de canto coral do projeto Um Novo Olhar. É graduada em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, mestre em Música Brasileira pela UNIRIO e doutora em Psicossociologia de Comunidades pela UFRJ. É professora titular de canto coral e dirige os coros Infantil da UFRJ (1989) e Brasil Ensemble-UFRJ (1999). Criou o projeto A escola vai à ópera voltado para o público infantil, tendo produzido dez óperas.  Na área administrativa atuou como Vice-decana e Decana do Centro de Letras e Artes, Pró-reitora de Extensão, Diretora Artística da Escola de Música, e Diretora da Escola de Música da UFRJ.

Bianca Almeida

Mestre em MÚSICA na área de Regência Coral pela Universidade Federal de Goiás, Graduou-se em Música pela mesma Universidade. Atualmente tem realizado diversos Cursos, formações e eventos ligados à inclusão e, como pesquisadora do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, SEDUC/GO, atua em projetos de Música e inclusão, tendo duas frentes: escola de ensino especial, como professora de musicalização e coral do Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais, CAP – CEBRAV e projetos nas escolas de ensino regular.

Anacris Monteiro

Diretora da Ouro Verde Produções, atua há 10 anos no mercado carioca como produtora cultural, com o diferencial de ser especialista em processos de liberação, administração e prestação de contas de recursos incentivados e conveniados para projetos culturais. Ganhou Prêmio Klauss Vianna 2010. Áreas culturais de atuação através de sua produtora: dança, teatro infantil e adulto, espetáculos musicais, shows, concertos com orquestras e corais, entre outros. 

Elaine Barros

Mestranda em Administração pela Universidad Autónoma de Asunción, Pós Graduada em Finanças e Gestão Corporativa pela Universidade Cândido Mendes e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade da Cidade. Atualmente é Contadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Instituto de Neurologia Deolindo Couto - INDC, ocupando o cargo de Diretora Administrativa.

Sobre o projeto

Desenvolvido conjuntamente pela Fundação Nacional de Artes - Funarte e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; com lives e uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)