Beatriz Licursi interpreta “Sururu na Cidade”, choro de Zequinha de Abreu

A professora Beatriz Licursi é a atração de mais uma edição do projeto Presente Aqui de Casa. Ela interpreta o famoso choro Sururu na Cidade de Zequinha de Abreu (1800 – 1935).

Sururu na cidade foi lançado em 1924 e fez grande sucesso devido à forma bem-humorada como retrata os dias agitados da Revolução Paulista daquele ano.

O músico, compositor e instrumentista paulista Zequinha de Abreu desde cedo mostrou vocação musical. Aos seis anos já ensaiava melodias na flauta e, aos 17 anos, formou uma orquestra para se apresentar em bailes, casamentos e cinemas.

Embora tenha composto em diversos ritmos, é no choro que se expressou de forma mais completa. Seu estilo, de introduções curtas e melodias que exploram a virtuosidade, fica evidente nas várias versões que sua composição mais conhecida, Tico-Tico no Fubá, que recebeu letra de Eurico Barreiros e foi popularizada internacionalmente por ninguém menos que Carmen Miranda.

Beatriz Licursi

Ao longo de sua trajetória musical Maria Beatriz Licursi Conceição atuou como pianista solista e camerista sendo premiada em diversos Concursos Nacionais de Piano.

Doutorado em Ciências da Educação pela Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com foco nas áreas de Psicologia, Letras, Artes e Educação. Mestrado em Música pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ na área de concentração - Piano. Pós-graduação (lato sensu) Especialização em Neurociências Aplicadas à Aprendizagem pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharelado em Música (Piano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professora associada de Percepção Musical na Escola de Música da UFRJ inspirou-se em suas atuações artísticas e docentes para dedicar-se aos estudos nas áreas de Psicologia da Música, Percepção Musical e Neurociências com ênfase na Educação e Performance Musical. Coordenadora dos eventos de extensão “Música Feliz”, desde 1995 e “O Sarau do Leopoldo”, desde 2010.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.