BAN homenageia Alberto Nepomuceno com série de vídeos sobre o compositor

Com uma série de vídeos intitulada "Nepomuceno mais 100" a Biblioteca da Escola de Música se junta às recordações do centenário de morte de Alberto Nepomuceno, ocorrida no dia 16 de outubro de 1920.

Compositor, pianista, organista e regente, o cearence Alberto Nepomuceno (1864 — 1920) é considerado um dos precursores do nacionalismo na música de concerto do Brasil.

Na abertura da série, Alexandre Augusto, bolsista da biblioteca, interpreta Galhofeira, Op. 13, escrita em 1984 pelo compositor, considerado.

BAN

Em 1957 a Biblioteca da Escola de Música da UFRJ, devido a inauguração de novas instalações, passou a se chamar Biblioteca Alberto Nepomuceno, informa Suelen Dias, atual bibliotecária-chefe.

A escolha do nome foi uma homenagem ao músico, que se dedicou à organização do setor. Nepomuceno esteve à frente da direção da Escola de Música de 1906 a 1916, período em que transferiu seu gabinete para a Biblioteca.

Suelen lembra que. entre os livros de registro mais antigos que se encontram no acervo histórico da BAN, há um fichário manuscrito atribuído ao compositor com índice alfabético de títulos, listado pela primeira vez com a localização das obras nas estantes.