Arte de Toda Gente, agora também no rádio

O programa Arte de Toda Gente tem o objetivo de divulgar as atividades culturais e pedagógicas oferecidas gratuitamente a toda a população brasileira pelos projetos Bossa Criativa, Sinos e Um Novo olhar, da parceria entre a Fundação Nacional de Artes - Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

2cd9bda94b4717b6921b715b70b8fce9 2021fotosexphomeA ideia é proporcionar aos ouvintes um boletim expandido, em formato de podcast, que será veiculado todas as sextas-feiras às 14h, com reprise às 19h. Nele, serão apresentadas e comentadas as diversas ações dos projetos, como cursos de formação, shows, concertos, palestras, performances e outros.

Estreia

No programa de estreia, que vai ao ar nesta sexta-feira dia 28 de maio de 2021, haverá uma chamada a produtores e gestores de projetos sociais nas áreas de música, patrimônio, artes e acessibilidade para que participem do Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, que está em andamento em todo o país. Esta edição contará ainda com um depoimento do maestro e professor Marcelo Jardim, coordenador dos projetos, sobre a importância e os objetivos desse mapeamento.

O programa Arte de Toda Gente terá duração de 3 a 5 minutos e poderá ser acompanhado pela rádio UFRJ no link https://www.radio.ufrj.br/, pelo site https://artedetodagente.com.br/ e ainda pelas plataformas de streaming, uma vez que será distribuído também como podcast.

A equipe e a rádio

O programa foi criado para a Rádio UFRJ pela coordenadora do Núcleo de Mídias Digitais (NuMiDi), professora Katia Augusta Maciel, em conjunto com Sharon Stefani Rivera Caldeira, mestranda do PPGMC/UFRJ, locutora, produtora de rádio e diretora adjunta administrativa do Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E contou com a consultoria do produtor Yke Leon, que atuou por 6 anos na Rádio MPB FM, além de ser poeta, jornalista, apresentador e roteirista, mestre em Mídias Criativas pelo PPGMC/UFRJ, e atual Superintendente de Leitura e Conhecimento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

A Rádio UFRJ soma nas plataformas de streaming mais de 83 mil downloads de conteúdos desde março de 2020, quando iniciou as atividades online. Além disso, como ressalta a coordenadora Kátia Maciel, o ano de 2019 é conhecido como o “ano do podcast” no Brasil, e desde então o formato vem ganhando adeptos e se consolidando como mídia criativa e informativa de qualidade.

“Com o lançamento do programa/podcast Arte de Toda Gente, estamos incluindo as ações da parceria entre a Funarte e a UFRJ nesse trend e ampliando o alcance da divulgação dos projetos, aproveitando o que há de mais atual no ciberespaço para dar maior visibilidade às ações da parceria”, explica Kátia Maciel. Ela acredita que o programa também despertará o interesse do público de diversas faixas etárias para a produção de conhecimento da universidade, dando maior visibilidade aos projetos de extensão da parceria da mesma com a Funarte e reafirmando sua importância para a sociedade.