EM disputa emenda parlamentar

Com o projeto Luzes da Ribalta, que tem como finalidade melhorar a acessibilidade do prédio histórico da instituição, na Rua do Passeio, Lapa, e a iluminação do Salão Leopoldo Miguez, a Escola de Música (EM) compete em consulta pública por emenda parlamentar no valor de 250 mil reais

Proposta

Vote aqui na proposta "Luzes da Ribalta" da área cultura, categoria 2.

A iniciativa da consulta é do mandato do deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ). Com quase 20 anos de atuação parlamentar, Molon é professor da PUC-RJ e tem larga experiência na rede pública e particular de ensino. Seu mandato apoia prioritariamente as áreas de educação, cultura e saúde e já destinou recursos das suas emendas para unidades da UFRJ.

A proposta da EM pretende a recuperação dos dois elevadores do edifício principal e de outro no prédio da Biblioteca Alberto Nepomuceno (BAN). Contempla também a aquisição de refletores e ribaltas para compor o projeto de iluminação do Salão Leopoldo Miguez.

Acessibilidade

O diretor da EM, Ronal Silveira, aponta os ganhos de acessibilidade com a emenda. “Os elevadores, parados há anos, serão restaurados e permitirão que um público maior frequente os concertos, cursos, festivais e demais eventos que promovemos”, afirma.

“Além disso, alunos, técnico-administrativos e docentes serão beneficiados em função das melhorias no acesso e na circulação do prédio histórico que, em breve, completará 100 anos”, acrescenta.

Como apoiar

Mais de 30 projetos disputam emedas nas áreas da saúde, educação,  cultura, desenvolvimento dustentável e meio ambiente, assistência social e direitos numanos, e cência e tecnologia.

O formulário online da consulta ficará disponível até dia 18. Qualquer pessoa pode particiapar.

Para apoiar a Escola de Música basta votar na proposta “Luzes da Ribalta” – uma das opções da categoria 2, na área cultura.

Os resultados serão divulgados em 23 de outubro.

SÌNTESE DA PROPOSTA

2020emfotodafoto

EM 2022, o Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, carinhosamente chamado de O Leopoldo, completará um século de existência. São cem anos de oferta ininterrupta e GRATUITA do que há de melhor da Música em todos os tempos, em todas as suas formas e estilos e que, concomitantemente, permite o diálogo fundacional da universidade pública de qualidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O prédio onde o Leopoldo se abriga é um equipamento cultural muito bem localizado, podendo ser acessado por meio de ônibus provenientes de lugares diversos da cidade e fora dela, de metrô, de VLT e suas integrações, incluindo o trem. Debruçado sobre o Passeio Público e o Largo da Lapa (daí o apelido de Musa do Passeio), compõe com os Arcos da Lapa, a Sala Cecília Meirelles, o Theatro Muncipal, O Museu Nacional de Belas Artes, o Centro de Cultura da Justiça Federal e a Biblioteca Nacional um espaço rico de cultura, história, ensino e carioquice.

Com acústica de primeira qualidade, O Leopoldo, inspirado na Sala Gaveau de Paris e com capacidade para mais de quinhentas pessoas confortavelmente sentadas recebe grandes eventos e também recitais de nossa prata da casa – docentes, graduandos e pós-graduandos, futuros mestres e doutores, além de sediar projetos de instituições congêneres como os da FUNARTE, por exemplo.

No entanto, lamentavelmente, hoje, apenas as pessoas que não apresentam alguma limitação motora podem usufruir de tudo aquilo que proporcionamos, sendo profundamente constrangedor para todos nós termos uma casa que deixa de ser pública, no melhor sentido da palavra, por não ter condições de receber a todos indiscriminadamente.

Desta forma, a fim de poder comemorar o centenário com todos e todas, apresentamos o presente projeto. Recuperar os elevadores e a iluminação desse espaço único da nossa cidade, se torna, pois, fundamental.

Outro espaço da Musa do Passeio, que será beneficiado diretamente por esta proposta de emenda parlamentar é a Biblioteca Alberto Nepomuceno (BAN), cujo acervo reúne obras que remontam ao sec. XVI, sendo uma das mais importantes do gênero na América Latina, reconhecida por pesquisadores nacionais e estrangeiros, que fazem do seu acervo uma fonte importantíssima de pesquisa em obras, muitas vezes, únicas. Dos três elevadores cuja recuperação é objeto deste projeto, dois estão no prédio principal, onde se encontra O Leopoldo e um no prédio anexo, onde se encontra a BAN.

Se faz necessário registrar que a despeito dos eventos que acontecem no Leopoldo , um público de mais de cem pessoas transita diariamente pelos edifícios aqui citados, são graduandos, pós-graduandos, usuários dos projetos e cursos de extensão e seus familiares (muitos destes são crianças e adolescentes, alunos das redes de ensino público) e, ainda, músicos, docentes e técnico-administrativos em educação que compõem o nosso corpo social. São pessoas de diversas idades, nacionalidades, condições físicas e materiais circulando por tais espaços.

Apesar de todas as características e atividades, importância e abrangência que a Escola de Música da UFRJ tem para o panorama da Música e da Educação, temos sofrido em função das crescentes restrições orçamentárias, especialmente a partir da promulgação da EC n. 95, tendo sido cada vez mais difícil manter com qualidade todas as centenas de atividades anuais neste contexto e a projeção para os próximos anos, mantidos os atuais indicadores, é bastante preocupante