Acervo da EM recebe registro no programa Memória do Mundo da UNESCO

No dia 22 de março de 2018, em cerimônia realizada no Arquivo Nacional, com início às 18:00h, o acervo de Antonio Carlos Gomes, da  Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ, recebeu o The Memory of the World International Register, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- UNESCO- Este registro e a nomeação Memória do Mundo concedida ao acervo é resultado da inscrição de uma candidatura realizada, em 2016, quando perfaziam 180 anos do nascimento do compositor.

Naquela oportunidade, o acervo de Antonio Carlos Gomes, pertencente à Escola de Música junto aos de outras 7 instituições brasileiras e uma italiana- Museo Teatrale alla Scala-, em uma candidatura única e binacional  (Brasil e Itália),  concorreram ao reconhecimento, posterior nomeação e registro do Programa Memória do Mundo, que identifica os acervos de natureza arquivística, audiovisual e iconográfico que possam ser qualificados, registrados e nomeados, como sendo de grande valor para uma  nação ou para a humanidade, e, que para o citado programa tem a mesma importância do título Patrimônio da Humanidade que a UNESCO outorga às cidades e obras arquitetônicas.

Foto: Rafael Reigoto
 expocarlosfomes
 Ítens do acervo Carlos Gomes pertencentes à Biblioteca Alberto Nepomuceno.

A candidatura binacional dos acervos foi coordenada pelo diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior, por meio de um projeto intitulado Antonio Carlos Gomes: composer of two world. O projeto reuniu duzentos e oitenta e cinco documentos únicos do compositor Antonio Carlos Gomes, entre os quais, partituras manuscritas autógrafas, fotografias, cartazes, cartas, cenários de óperas, cartões-autógrafos, telegramas e rascunhos de temas musicais para serem desenvolvidos.

O resultado da candidatura teve por data o dia 30 de outubro de 2017, quando Irina Bokova, Director General da UNESCO, reconheceu e certificou a importância dos acervos que fizeram parte do citado projeto, para o qual a Escola de Música da UFRJ contribuiu com oito partituras manuscritas autógrafas e quatro documentos. Dos documentos classificados na categoria de documentais está: um retrato de Carlos Gomes, do fotógrafo da Casa Imperial, Insley Pacheco, e um cartão autografado no Teatro alla Scala de Milão, com data de 21 de fevereiro de 1891 e duas cartas.

A carta, escrita em Milão, com data de 03 de setembro de 1878, tem como conteúdo o agradecimento de Carlos Gomes a Alfredo Camarate, pelo apoio às suas obras. Na outra, sem referência de local e data, Carlos Gomes desculpa-se pela demora em responder as correspondências do amigo, Chrispim do Amaral, e reafirma a amizade entre ambos.

As 8 partituras manuscritas e assinadas por Carlos Gomes, possuem diferentes procedências: carimbos “Miguez”; “Instituto Carlos Gomes- Pará Belém-Brasil”; e “Material de Theatro Coleção Real Theatro de São João e Imperial Theatro São Pedro de Alcântara”. Uma é um hino dedicado ao grande poeta português: A Camões: Inno triunfale: banda; três delas são fugas: Fuga Reale a quatro, Breve Fuga Tonale a 4, Fuga Tonale a quatro. A outra partitura é a peça musical Mormorio, sob a forma de improviso e as óperas Condor e Joanna de Flandres.

Dos quatro volumes da partitura para Coro e Orquestra e mais as 47 partes da ópera Joanna de Flandres, do 1º Ato, a Biblioteca Alberto Nepomuceno possui a parte de apontar. Isto é, uma partitura reduzida, sem a instrumentação completa, que serve de guia para a regência.

Para além do fato de todas as partituras serem manuscritas e em todas elas constar os autógrafos do maestro Antonio Carlos Gomes, em quatro delas, existem observações do compositor para a execução das mesmas, que  valorizam a importância histórica de cada uma delas e, seguramente, comprovam com a entrega desta certificação de um dos Programas da UNESCO, o inestimável valor do acervo da Biblioteca Alberto Nepomuceno, para a memória da humanidade no mundo.