176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Acervo da EM recebe registro no programa Memória do Mundo da UNESCO

No dia 22 de março de 2018, em cerimônia realizada no Arquivo Nacional, com início às 18:00h, o acervo de Antonio Carlos Gomes, da  Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ, recebeu o The Memory of the World International Register, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- UNESCO- Este registro e a nomeação Memória do Mundo concedida ao acervo é resultado da inscrição de uma candidatura realizada, em 2016, quando perfaziam 180 anos do nascimento do compositor.

Naquela oportunidade, o acervo de Antonio Carlos Gomes, pertencente à Escola de Música junto aos de outras 7 instituições brasileiras e uma italiana- Museo Teatrale alla Scala-, em uma candidatura única e binacional  (Brasil e Itália),  concorreram ao reconhecimento, posterior nomeação e registro do Programa Memória do Mundo, que identifica os acervos de natureza arquivística, audiovisual e iconográfico que possam ser qualificados, registrados e nomeados, como sendo de grande valor para uma  nação ou para a humanidade, e, que para o citado programa tem a mesma importância do título Patrimônio da Humanidade que a UNESCO outorga às cidades e obras arquitetônicas.

 Foto: Rafael Reigoto
 expocarlosfomes
 Ítens do acervo Carlos Gomes pertencentes à Biblioteca Alberto Nepomuceno.

A candidatura binacional dos acervos foi coordenada pelo diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior, por meio de um projeto intitulado Antonio Carlos Gomes: composer of two world. O projeto reuniu duzentos e oitenta e cinco documentos únicos do compositor Antonio Carlos Gomes, entre os quais, partituras manuscritas autógrafas, fotografias, cartazes, cartas, cenários de óperas, cartões-autógrafos, telegramas e rascunhos de temas musicais para serem desenvolvidos.

O resultado da candidatura teve por data o dia 30 de outubro de 2017, quando Irina Bokova, Director General da UNESCO, reconheceu e certificou a importância dos acervos que fizeram parte do citado projeto, para o qual a Escola de Música da UFRJ contribuiu com oito partituras manuscritas autógrafas e quatro documentos. Dos documentos classificados na categoria de documentais está: um retrato de Carlos Gomes, do fotógrafo da Casa Imperial, Insley Pacheco, e um cartão autografado no Teatro alla Scala de Milão, com data de 21 de fevereiro de 1891 e duas cartas.

A carta, escrita em Milão, com data de 03 de setembro de 1878, tem como conteúdo o agradecimento de Carlos Gomes a Alfredo Camarate, pelo apoio às suas obras. Na outra, sem referência de local e data, Carlos Gomes desculpa-se pela demora em responder as correspondências do amigo, Chrispim do Amaral, e reafirma a amizade entre ambos.

As 8 partituras manuscritas e assinadas por Carlos Gomes, possuem diferentes procedências: carimbos “Miguez”; “Instituto Carlos Gomes- Pará Belém-Brasil”; e “Material de Theatro Coleção Real Theatro de São João e Imperial Theatro São Pedro de Alcântara”. Uma é um hino dedicado ao grande poeta português: A Camões: Inno triunfale: banda; três delas são fugas: Fuga Reale a quatro, Breve Fuga Tonale a 4, Fuga Tonale a quatro. A outra partitura é a peça musical Mormorio, sob a forma de improviso e as óperas Condor e Joanna de Flandres.

Dos quatro volumes da partitura para Coro e Orquestra e mais as 47 partes da ópera Joanna de Flandres, do 1º Ato, a Biblioteca Alberto Nepomuceno possui a parte de apontar. Isto é, uma partitura reduzida, sem a instrumentação completa, que serve de guia para a regência.

Para além do fato de todas as partituras serem manuscritas e em todas elas constar os autógrafos do maestro Antonio Carlos Gomes, em quatro delas, existem observações do compositor para a execução das mesmas, que  valorizam a importância histórica de cada uma delas e, seguramente, comprovam com a entrega desta certificação de um dos Programas da UNESCO, o inestimável valor do acervo da Biblioteca Alberto Nepomuceno, para a memória da humanidade no mundo.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)