176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Acervo com mais de 500 composições de José Siqueira retorna para BAN

A Academia Brasileira de Música finalizou o trabalho com o acervo do compositor e maestro José Siqueira (1907-1985). Através de um convênio aprovado pela Congregação da Escola de Música da UFRJ, o acervo foi transferido da Biblioteca Alberto Nepomuceno (BAN) para a ABM em 2018. Ao longo dos últimos anos, com uma interrupção em 2020, decorrente da pandemia, o acervo foi catalogado e inserido na Base Minerva da UFRJ pela bibliotecária Dolores Brandão, que trabalhou nas dependências da Biblioteca Mercedes Reis Pequeno, da ABM.

  Reprodução
 

Ao longo do processo a ABM recebeu os pesquisadores e intérpretes encaminhados pela BAN para realizarem consultas ao acervo, assim como deu apoio à produção do documentário Toada para José Siqueira, dos cineastas Eduardo Consonni e Rodrigo Marques, de 2022. Ao mesmo tempo todas as obras foram digitalizadas no Laboratório de Digitalização da ABM, trabalho realizado por nosso colaborador Sylvio Soares do Nascimento. Na catalogação e na digitalização foram incluídos também os manuscritos constantes no acervo da soprano Alice Ribeiro (1920-1988), esposa do compositor.

A digitalização foi realizada seguindo o padrão estabelecido pelo Sistema de Bibliotecas da UFRJ. Foram digitalizadas mais de 28 mil páginas de partituras e partes manuscritas. Ao término do trabalho a ABM encaminhou para a Escola de Música um HD com toda a obra de José Siqueira digitalizada e retornou todo o acervo físico para a BAN. Agora os pesquisadores, intérpretes e demais interessados na obra de José Siqueira podem ter acesso à produção de um dos mais prolíficos compositores brasileiros do século XX, com um catálogo de mais de 500 composições, entre obras vocais e instrumentais para solo, música de câmara, orquestra e óperas.

O acesso à obra do maestro José Siqueira deve ser feito exclusivamente através da Biblioteca Alberto Nepomuceno, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O trabalho desenvolvido com a Escola de Música da UFRJ reafirma a importância das parcerias institucionais e o apoio da ABM a instituições que guardam acervos de música brasileira.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)