ABM disputa emenda parlamentar

A Academia Brasileira de Música (ABM) apresentou o projeto de reconstituição das partituras das óperas “Abul”, de Alberto Nepomuceno, e “O Contratador dos Diamantes”, de Francisco Mignone ao Edital de Emendas Parlamentares do Deputado Marcelo Calero (PPS). A iniciativa está entre as finalistas submetidos a consulta pública.

Projeto

Parte do repertório de ópera brasileira produzido no século XIX até meados do século XX encontra-se em partituras manuscritas guardadas em acervos particulares e bibliotecas. Muitas das partituras encontram-se ilegíveis ou desfalcadas, sem condições de serem utilizadas em novas produções líricas. Até mesmo obras de Carlos Gomes ainda aguardam restauração e edição para retornarem aos palcos.

“O contratador dos diamantes” foi escrita em 1921 por Francisco Mignone (1897-1986) sobre libreto de Taunay. A Congada, parte da obra, foi tocada no ano seguinte e tornou-se popular entre orquestras brasileiras e estrangeiras. A ópera completa foi apresentada nos Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Theatro Municipal de São Paulo em 1924 e reapresentada em 1956 com regência de Mignone. Depois do falecimento do compositor em 1986, os manuscritos autógrafos foram desfalcados e o primeiro e terceiro atos foram perdidos. As partes instrumentais e a partitura vocal foram depositadas na Biblioteca Nacional.

O trabalho de recuperação de “O contratador dos diamantes” passará pelas etapas de (1) restauração das partituras perdidas dos atos I e III a partir das respetivas partes instrumentais existentes, (2) revisão das novas partituras a partir manuscrito autógrafo da partitura vocal, (3) editoração em software Finale ou similar, (4) geração de partes instrumentais editadas e prontas para a execução musical, (5) editoração da partitura vocal em software Finale ou similar.

“Abul” foi escrita entre 1900 e 1905 por Alberto Nepomuceno (1864-1920) baseada na novela de Hubert Ward. A ópera estreou em 1913 no Teatro Coliseu de Buenos Aires e foi apresentada no Brasil e no Teatro Coliseu de Roma, em 1915. Depois, o material de orquestra, ainda manuscrito, se perdeu. A partitura em manuscrito possui seções pouco legíveis, O trabalho de recuperação de “Abul” passará pelas etapas de (1) editoração da partitura geral a partir do manuscrito em software Finale ou similar, (2) editoração da partitura vocal a partir da edição italiana em software Finale ou similar, (3) revisão da partitura vocal, (4) geração de partes instrumentais editadas e prontas para a execução musical.

O projeto envolverá estudantes de Composição, Regência e Musicologia que trabalharão ao lado dos profissionais na reconstituição e editoração das partituras. Todo o processo resultará na geração de novos conhecimentos e competências que serão fundamentais para a continuidade das iniciativas de resgate e reavivamento do rico patrimônio musical brasileiro guardado em prateleiras de museus e acervos familiares.

Como votar

Os interessados em apoiar a iniciativa podem votar aqui a favor da emenda.