FICHA-TÉCNICA Direção Musical Inacio De Nonno Assistente: Jean Molinari Direção Cênica Julianna Santos Diretores Assistentes: Cilene Guedes, Lucas Massano, Conrado Cerqueira Regência André Cardoso, Felipe Prazeres, Jean Molinari Elencos Carmen Gomes e Yvone Zita Tamino: Guilherme Moreira, Paulo Ribeiro Pamina: Paolla Soneghetti, Jaqueline Rezende Papageno: Rafael Siano, Cyrano Sales Papagena: Juliana Sampaio, Alessandra Quintes Sarastro: David Monteiro, Patrick de Oliveira Rainha da Noite: Loren Vandal, Dhulyan Contente, Natalia Trigo Primeira Dama: Isabela Vieira, Bruna Figueiredo Segunda Dama: Crislaine Hildebrant, Monalisa Lima Terceira Dama: Lily Driaze, Dani Sardinha Monostatos: Roberto Montezuma, André Novaes Orador: Thiago Teixeira Primeiro Homem de Armas: Saulo Laucas Segundo Homem de Armas: Iago Cirino Três Gênios: Carolina de Melo Morel, Carolina Campos, Isabele Montanholi, Leticia Menezes, Nicole Costa, Roberta Pachá, Tie de Kühl Coro Direção: Maria José Chevitarese Sopranos: Aline Martins do Espírito Santo, Célia Regina Koury, Isabela da Silva Oliveira, Luana Diehl, Meirilene do Nascimento dos Santos, Nila Carla dos Santos Fernandez, Renata Cardoso Vianna, Sarah Garcia Solotto Contraltos: Agatha Lopes Vieira, Amanda Feitosa, Cecilia Lisboa Cardoso, Jessica do Nascimento dos Santos, Luana do Nascimento dos Santos, Tatiane Souza Tenores: Aderbal Ribeiro Soares, Calebe Nascimento Moreira, Gabriel Barbieri, Gabriel Moreira da Silva, Fabio do Carmo de Sá, Suelio Brendo Santos Almeida Barítonos: Anderson Bruno da Silva de Azevedo, Gilmar Nascimento Garantizado, Kaique Costa Stumpf, Ullisses Areias de Paiva César Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ Diretor: André Meyer Diretor Assistente: Diego Salvatore Intérpretes: Camila Gonçalves Reis, Diego Salvatore, Erivan Borges Simões, Gabriela Mancini Mainardes, José Édipo da Silva Santos, Lucas Santos da Silva, Marcos Frederico Miranda Klein, Marcos Vinicius de Moraes Lima Pereira, Maria Fernandes Rocha de Moraes, Victória Pedro e Araújo Orquestra Sinfônica da UFRJ Direção Artística: André Cardoso, Ernani Aguiar Primeiros violinos: Marco Catto, Sarah Cesário, Caroline de Santa Rosa, Talita Vieira, Inah Kurrels, Ricardo Coimbra, Iago Pereira, Felipe Damico, Luiza Chaim, Adailson de Barros, Mariana Machado, Anne Karolyne Lima, Isabela Rangel Segundos violinos: Andréia Carizzi, André Bukowitz, Angélica Alves, Lotta Alvin, Her Agapito, Jonathan Alves, Kelly Davis, Joyce Veiga, Anderson Azevedo, Paulo Roberto, Sonia Katz, Marilia Aguiar, Adonhiran Reis Violas: Cecília Mendes, Denis Rangel, Francisco Pestana, Ivan Zandonade, Ligia Maria Fernandes, Rúbia Siqueira Violoncelos: Gretel Paganini, Mateus Ceccato, Paulo Santoro, João Bustamante, Ricardo Santoro, Márzia Miglietta Contrabaixos: Larissa Coutrim, Rodrigo Favaro, Roni Carvalho, Tarcísio Silva, Voila Marques Flautas: Gabriel Carvalho, Lincoln Sena, Caroline Ribeiro Oboés: Leandro Finotti, Pierre Descaves, Stefanny Ribeiro Clarinetas: Márcio Costa, Matheus Martins, Vanessa Prado Fagotes: Mauro Ávila, Gabriel Gonçalves, João Luiz Maciel Trompas: Tiago Carneiro, Mateus Lisboa, Tigrano Pedreira Trompetes: Ezequiel Freire, Rafael Sant’Anna, Rodrigo Jansen Trombones: Nicolas Fernandes, Carlos Henrique Silva, Erick da Costa Tímpanos: Pedro Moita, Rafael Oliveira Direção de produção: Vanessa Rocha Produção executiva e coordenação de palco: Paula Buscácio Monitor de Regência: Felipe Damico Monitora de Prática de Orquestra/Sinfônica: Anne Karolyne Lima Monitores de Prática de Orquestra/Sopros: Caroline Moreira, Fausto Maniçoba Monitor Mestrado/Sopros: Jean Molinari Direção Sopros: Marcelo Jardim Pianista Acompanhador Regina Barros, Jean Molinari, Gustavo Ballesteros Cenografia Orientação: Cássia Monteiro Cenógrafos: Kelly Malheiros, Nícolas Gonçalves; Cenógrafos Assistentes: Carolina Maduro, Jovanna Souza, Marcio Rosa, Suelen Refrande; Estagiários de Cenografia: Alice Schultz; Allan Barbosa; Bea Santos; Beatriz Gonçalves; Bianca Banhara; Joana Page; Julianna Dias; Lara Scaramussa; Rachel Baker; Sophia Chueke; Vanessa Mendes; Vinicius Lopes; Orientação de Pintura de Arte: Martha Werneck; Pintura de Arte: Karen Cariello; Revelyn Veloso; Cenotecnia: Humberto Jr e Equipe; Montagem: Beto de Almeida Figurinos Orientação: Desiree Bastos Figurinistas: Anne Chalão Lucchesi, RAFFA; Figurinistas Assistentes: Carolina Costa, Carolline Amaral, Giovana Santoro, Igor Nascimento, Jady Marques, Jéssyca Garcia, Julia Araújo, Julia Galhano, Luís Sá, Rodrigo Barreto Iluminação Direção: José Henrique Moreira; Assistente: Laís Patrocínio; Montagem e Operação: Serviço Universitário de Apoio Teatral (SUAT) Programação Visual Anna Carolina Bayer Ilustração Orientação: Graça Lima; Ilustração da Capa: Bruna Eisbach; Ilustradores: Àgatha Miranda; Ana Martins; Gustavo Lima; Mariana Fernandes; Myrella Nobio; Nathalia Alves; Rafael Barbosa; Victoria Emerick Fotografia Rafael Reigotto Coordenação Geral Andrea Adour, José Mauro Albino Inacio De Nonno Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde concluiu tese baseada na obra vocal de César Guerra-Peixe. Mestre suma cum laude pela UFRJ, Professor nas classes de Canto e Dicção da Escola de Música da UFRJ, onde é Chefe do Departamento Vocal. Prêmio Especial para a Canção Brasileira no XII Concurso Internacional de Canto do Rio de Janeiro, do repertório de Inácio De Nonno constam mais de 30 primeiras audições mundiais de peças e óperas especificamente para ele escritas, incluindo autores como Guerra-Peixe, Ronaldo Miranda, J. Guilherme Ripper, Ernani Aguiar. No repertório sinfônico, como baritono se apresenta por todo o país como solista na 9ª Sinfonia de Beethoven, Carmina Burana de Carl Orff, Messias de Hendel, Ein Deutches Requiem de Brahms, Requiem de Fauré e de Mozart. Tem participação em 26 CDs gravados, todos dedicados ao repertório brasileiro. O CD da ópera Colombo, de Carlos Gomes, onde Inácio De Nonno interpreta o papel título, ganhou o prêmio da APCA e o prêmio Sharp de 1998. No gênero operístico, conta hoje com mais de 40 papéis, entre os quais sucessos como o Fígaro de O Barbeiro de Sevilha (Rossini) e Bodas de Figaro (Mozart); Enéas em Dido e Enéas (Purcell); Marcello em La Boèhme (Puccini); Mamma Aghata em Vivva la Mamma (Donizetti); Germont em La Traviata (Verdi); Renato , em Un Ballo in Maschera, e o papel título da ópera Rigoletto (Verdi). Julianna Santos É graduada em Direção Teatral pela UFRJ. Em 2003, ainda na universidade, iniciou seu trabalho como assistente de direção da ópera Le Nozze di Figaro, de Mozart. Desde então começou a trabalhar como assistente de direção nos principais teatros de Ópera do país, participando da montagem de aproximadamente 70 diferentes produções. Trabalhou nos tradicionais Theatro Municipal de São Paulo e Theatro Municipal do Rio de Janeiro, bem como no Palácio das Artes de Belo Horizonte e Theatro São Pedro em São Paulo. Participou por três anos consecutivos do Festival de Amazonas de Ópera e, em 2013, dirigiu a ópera O Morcego, de Johan Strauss. No Festival de Inverno de Petrópolis remontou as óperas Cosi Fan Tutte e As Damas Trocadas. Em 2010 dirigiu o concerto cênico Máscaras”no Theatro Municipal de Niterói e também a ópera La Traviata em versão reduzida para piano no CCJF. Por cinco semanas acompanhou o processo de remontagem da ópera Rapto no Serralho, de Mozart, na Opera Company of Philadelphia. Durante quatro anos fez parte da equipe fixa de Direção Cênica do Theatro Municpal de São Paulo, assumindo a função de Diretora Residente, acompanhando o processo de montagem e prestando assistência de direção a todos os renomados diretores cênicos convidados. Nesse período foi responsável pela direção de remontagem das operas La Boheme e Cavalleria Rusticana, trabalhando com grandes nomes da lírica nacional e internacional. Em 2017 dirigiu La Tragedie de Carmen no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2018 dirigiu, no Festival de Ópera de Manaus o laboratório da ópera barroca Acis and Galatea. André Cardoso É solista e regente graduado pela Escola de Música da UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio, 2001). Estudou regência com os maestros Roberto Duarte e David Machado. Recebeu, durante três anos, bolsa da Fundação Vitae para curso de aperfeiçoamento na Argentina com o Maestro Guillermo Scarabino, na Universidade de Cuyo (Mendoza) e no Teatro Colón de Buenos Aires. Em 1994 foi o vencedor do Concurso Nacional de Regência da Orquestra Sinfônica Nacional, passando a atuar à frente de conjuntos como a Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro entre 2000 e 2007. É professor de regência e prática de orquestra da Escola de Música da UFRJ, instituição da qual foi diretor por duas gestões, e regente titular da Orquestra Sinfônica da UFRJ. É membro da Academia Brasileira de Música e presidente por dois mandatos. Foi diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro na gestão de João Guilherme Ripper. Maria José Chevitarese Professora Titular de Canto Coral da UFRJ e Diretora da Escola de Música da UFRJ, desenvolve trabalhos na área de inclusão sociocultural através do canto coral e da música coral brasileira com foco principal nos séculos XX e XXI. Recebeu por três vezes o prêmio PROEXT Cultura, do Ministério de Educação, pelo projeto A Escola vai à Ópera, que tem por objetivo introduzir crianças da rede pública na linguagem da ópera. É a idealizadora e regente do Coral Infantil da UFRJ, criado em 1989, que tem em sua bagagem musical a atuação em mais de 30 montagens de óperas, cantatas, balés e obras sinfônicas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; e do coral Brasil Ensemble-UFRJ, criado em 1999, grupo que se dedica especialmente aos compositores brasileiros. |