176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

A experiência 2020: saldos e legados do ano pandêmico

A cultura está entre os setores que foram mais afetados pela pandemia e, não por acaso, se mostrou ser um dos segmentos mais inovadores. Mas se boas ideias não faltaram, tirar os projetos do papel em uma época em que tantas atividades estavam – e estão – restritas ou simplesmente proibidas não foi fácil. Transmitido em forma de live, o curso de Gestão Criativa, promovido pelo projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente discutiu em seus encontros uma série de temas relacionados com esse contexto.

 
  
 

Parte do Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, curso com especialistas aborda a produção e gestão de eventos, seus problemas e soluções em tempos de distanciamento social e é veiculado na forma de uma série de lives quinzenais. Nesta segunda, 7/12, o tema é a experiência com as limitações impostas pela pandemia, acumulada ao longo de 2020. O encontro será transmitido pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube

ransmitido em forma de live, o curso de Gestão Criativa, promovido pelo projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente discutiu em seus encontros uma série de temas relacionados com esse contexto. E, nesta segunda, 7/12, às 18h, trata justamente do aprendizado e das principais lições que atuar em cultura neste ambiente tão diferente proporcionou aos profissionais do segmento. Como no restante da série, participam do encontro as especialistas Cacau Gondomar, Christiane Campos e Daniele Torres, com mediação de Mariana Pietrobon.

A transmissão é pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube. O Bossa Criativa é uma parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

À frente das Lives de Gestão Criativa estão quatro especialistas. A produtora cultural, atriz e designer Cacau Gondomar é pós graduada em gestão comercial e tem 20 anos de atuação no mercado cultural; Christiane Campos é doutoranda em comunicação e produtora cultural pela Universidade Federal Fluminense e atua no mercado cultural desde 2002 e a museóloga Daniele Torres tem pós em história da arte, gestão cultural e comunicação empresarial e atua há 22 anos com leis de incentivo e captação de recursos. A quarta participante e mediadora é a produtora cultural Mariana Pietrobon, gerente de produção do projeto Bossa Criativa.

O Projeto

Parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música –, o Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de pocket shows, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente. Mais informações no site do projeto.

Live “A Experiência 2020: saldos e legados do ano pandêmico”, do Curso Gestão Criativa do Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente
Quando: dia 7 de dezembro, às 18h, com transmissão em www.youtube.com/artedetodagente.
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Atividades, ações e mais informações disponíveis no site www.bossacriativa.art.br
Informações sobre editais e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)