O professor de música, atração do projeto Ópera na UFRJ

Como 18ª montagem do projeto Ópera na UFRJ, as Escolas de Música, Belas Artes e Comunicação apresentam ao público de Niterói e Petrópolis mais um espetáculo de alta qualidade, O professor de música (Il Maestro di musica, em italiano), ópera cômica em dois atos atribuída ao compositor Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736). 

 Fotos: Rafael Reigoto e Ana Liao
 
  
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 Acima, solistas do espetáculo. Abaixo, Priscila Bomfim e José Henrique Moreira.
  
 

Récitas

Óperas de Inverno, Teatro Municipal João Caetano, Niterói
03 de julho, sexta-feira, 20h
04 de julho, sábado, 20h
05 de julho, domingo, 19h 

15º Festival de Inverno de Petrópolis, Theatro D. Pedro
11 de julho, sábado, 19h

É a quinta ópera a ser realizada em parceria com os teatros municipais João Caetano e D. Pedro, com apoio do Edital Pró-Cultura e Esportes/PR5, Faperj e Dell'Arte, dando sequência ao sucesso de Don Quixote nas Bodas de Comacho, de Telemann, em 2011; Cosi fan tutte, de Mozart, em 2012; Caso no Júri, de Gilbert e Sullivan, em 2013; e O diletante, de João Guilherme Ripper, encenada em 2014 em comemoração aos 20 anos do projeto e eleita, pelo jornal O Globo, um dos dez melhores concertos do ano.

A montagem de O professor de música tem duração de 60 minutos e classificação livre para todas as faixas etárias. O soprano Michele Ramos encarna Lauretta a aluna dileta de Lamberto, professor de música, vivido pelo tenor Saulo Laucas. Completam o quadro de solistas o baixo Cícero Pires Pinto, que interpreta Colagianni, e o mezzo-soprano Helena Lopes, Dorina.

A direção cênica do espetáculo é de José Henrique Moreira, professor do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação. Priscila Bomfim, da Escola de Música, assina a direção musical e divide com Jésus Figueiredo a regência da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ). As professoras Desirée Bastos e Andréa Renck, ambas da Escola de Belas Artes, coordenam respectivamente o figurino e cenografia da montagem.

Pergolesi

Compositor italiano, nascido em Jesi, perto de Ancona, em 1710, Giovanni Battista Pergolesi começou a estudar violino muito cedo e, demonstrando uma notável aptidão, aos 16 anos foi convidado a ingressar no Conservatorio dei Poveri di Gesu Cristo, em Nápoles. Com a família a atravessar um período difícil, Pergolesi decidiu começar a compor profissionalmente. O seu primeiro trabalho de sucesso foi a ópera Salustia, premiada em Nápoles em 1732 quando tinha apenas 22 anos. Compôs mais de 30 sonatas para violino e baixo, sendo que 24 foram editadas postumamente em Londres. Depois de alguns insucessos no teatro, Pergolesi compôs uma obra marcadamente napolitana, Lo frate 'nnamorato, bem recebida pelo público. Em seguida, apresentou uma ópera, Il prigioner superbo, e um intermezzo em tom de comédia, La serva padrona, que obteve enorme sucesso. Em seu último ano de vida, compôs um Stabat Mater e uma Salve Regina, suas derradeiras peças. Pergolesi, considerado um dos grandes criadores da ópera cômica, faleceu com apenas 26 anos. 

Autoria controversa 

Embora usual, a atribuição da autoria de Il maestro di musica a Pergolesi é questionada e, segundo pesquisas musicológicas, se deve a um curioso acontecimento. Em 1752, uma companhia de ópera italiana se instalou no Academie de la Musique, de Paris, e levou à cena La serva padrona, de Pergolesi. Apesar de já ter sido montada em 1749, foi sua apresentação no principal teatro musical de Paris que a transformou num enorme sucesso. A companhia, no ano seguinte, encenou Il maestro di musica como sendo de Pergolesi para, evidentemente, aproveitar o sucesso de La serva padrona. Foi desta forma que Pergolesi, já falecido, ganhou um novo sucesso, que perdura até hoje. Il maestro seria, na verdade, de Pietro Auletta (1698 -1771), ou do que sobrou da sua ópera cômica de maior sucesso, L'Orazio (1737). Quando esta obra percorreu oa teatros de toda a Europa, era modificada em cada cidade em que era apresentada, sendo números retirados e/ou substituídos por outros de autores locais ou não. Segundo Bruno Furlanetto, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o resultado desta mistura de várias peças, de diversos compositores, foi apresentado aos franceses em 1752 como Le maitre de musique e publicado em 1753 como sendo de Pergolesi.

Serviço

Teatro Municipal João Caetano, Niterói. Rua Quinze de Novembro, 35, Centro. Tel.: (21) 2620-1624. Ingressos populares a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada). Theatro D. Pedro, Petrópolis. Praça dos Expedicionários – Centro. Tel.: (24) 2235-3833.

 

FICHA TÉCNICA

 

Regência: Jésus Figueiredo e Priscila Bomfim

Direção Musical: Priscila Bomfim
Direção Cênica: José Henrique Moreira

 

O professor de música (Il Maestro di musica, em italiano), ópera cômica em dois atos.

Música e libreto atribuidos ao compositor Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736).

Sinopse

 Foto: Divulgação
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 Jésus Figueiredo rege a OSUFRJ em várias récitas do espetáculo.

A casa de um respeitado professor de música, como uma academia, é muito procurada por seus valiosos ensinamentos. Lamberto, o exigente professor, dedica uma atenção especial à sua aluna Lauretta, pouco atenta e esforçada, mas bonita e sedutora. O empresário Colagianni chega à casa para contratar cantoras e se encanta por Lauretta, querendo, de imediato, mesmo sem ouvi-la cantar uma ária, assinar um contrato. Lamberto se opõe energicamente, pois considera que ela ainda não está preparada para a carreira artística. Em um momento de desatenção do mestre, o empresário aproveita para seduzir a aluna, fazendo-lhe uma declaração de amor e prometendo grande sucesso pelos palcos do mundo, deixando Lauretta confusa. O professor, querendo provar que sua discípula precisaria de mais estudo para enfrentar o público, convoca Lauretta e Dorina para fazerem um dueto. Mas percebendo que sua aluna estava inclinada a aceitar a proposta de Colagianni, passa Lamberto a tratá-la gentilmente, levando Lauretta a conciliar os interesses dos dois de modo a incluir, no contrato, o professor como seu acompanhador ao cravo em suas futuras récitas.

 

SOLISTAS

LAURETTA: Michele Ramos
LAMBERTO: Saulo Laucas
COLAGIANNI: Cícero Pires Pinto, 
DORINA: Helena Lopes Direção de Movimento: Marcellus Ferreira Manipuladores: Claudio Pereira de Souza, Hugo Farias de Souza, Luiza Lima, Nick Filippo Lemos Barcellos ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRJ
Direção Artística: André Cardoso e Ernani Aguiar
Violinos I: André Bukowitz (spalla), Amanda Tavares, Felipe Damico, Gabriel Barbé
Violinos II: Sarah Cesário, Ricardo Coimbra, Rebeca Rodrigues, Anderson Azevedo
Violas: Erick Alves, Carlos Eduardo Tavares
Violoncelos: Diogo Moura de Souza, Clara Borges de Medeiros
Contrabaixo: Rodrigo Favaro
Cravo: Eduardo Antonello
Produção: Vanessa Rocha
Montagem: Paula Buscácio
Arquivo: Sérgio Di Sábatto
Correpetição: Gustavo Ballesteros COORDENAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE FIGURINO: Desirée Bastos
Figurinistas: Bidi Bujnowski, Catharina Portella, Henrique Guimarães, Bruna Falcão, Pedro Machado
Assistentes de Figurino: Bruna Falcão, Pedro Machado
Caracterização: Priscilla Prudêncio COORDENAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE CENOGRAFIA: Andréa Renck
Cenógrafos: Uirá Clemente, Luciana Bressan, Ellena Stellet
Cenógrafa Assistente: Rachelle Santolin
Assistentes de Cenografia: Caroline Azevedo, Fernanda Correia, Fernanda Mendes, Janice Schultz, Nilza Primo, Raphael Elias
Cenotécnica: Humberto Silva, Humberto Jr. e Equipe
Montagem de cenário: Adalberto de Almeida PROJETO DE LUZ: José Henrique Moreira
Montagem e Operação: SUAT (Serviço Universitário de Apoio Teatral) PRODUÇÃO: José Mauro Albino PROJETO GRÁFICO: Renan Salotto
Ilustração: Hieronimus Löschenkohl (Século XVIII) FOTOGRAFIA: Rafael Reigoto VÍDEO DE DIVULGAÇÃO: Canal Archimedes
Coordenação: Átila Silva Freire e Juliana Loureiro
Equipe: Cíntia Albuquerque, Hellen Guimarães, Carlos Moncken Site Escola de Música: Francisco Conte
Divulgação WEB: Fabrícia Medeiros, Selene Ferreira
Setor de Comunicação EM: Fernanda Esteves, Francisco Conte, José Mauro Albino, Márcia Carnaval, Méri Cristina Toledo, Rafael Reigoto
Setor Artístico EM: Francisca Marques, Paula Buscácio, Rosimaldo Martins, Vanessa Rocha
Setor Financeiro EM: Leonardo Dantas, Fátima Sameiro, Leandro Assis, Luisa Gaspar
Gerência e Administração EM: Carlos Garcez, André Garcez, Marcos Tenório, Felipe Zacur, Fabiano Soares Dell'Arte
Direção
Myrian Dauelsberg
Produção Executiva
João Guerra
Lisia Fernandes
Luciana Zacarias
Assistente de Produção
Julia Uchôa
Assessoria de Imprensa
Reg Murray
Designer Gráfico
Janna Brilyantova
Marketing
João Guerra Agradecimentos
FAPERJ, Dell'Arte, Fundação de Arte de Niterói, Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis,Carlos Antonio Levy (Reitor), Angela Uller (Chefia de Gabinete), Regina Célia Loureiro (Pró-reitora/PR3), Pablo Benetti (Pró-reitor/PR5), Ana Inês Souza (Superintendente/PR5), Flora De Paoli Faria (Decana/CLA), Carlos Terra (Diretor/EBA), Amaury Fernandes (Diretor/ECO), Celso Ramalho (Diretor de Graduação/EM), Adriane Aparecida Novaes (Diretora de Cultura/PR5), Nadia Pereira de Carvalho (Assessora/Chefia de Gabinete), Jean de Souza (Assessoria do Reitor), Fabrícia Medeiros (CoordCom), Selene Ferreira (CoordCom), Maria José Chevitarese, Gustavo Ballesteros, Átila Freire (Coord, NIDF/COPPE), Juliana Loureiro (Coord. JICTAC/CT), Marilda Ormy (Diretora/TM João Caetano), Luciene Rocha (Coord, de Palco TMN), Gustavo Martins (Produção TMN), Myrian Dauelsberg (Diretora Dell'Arte), Lisia Fernandes(Produção Dell'Arte), João Guerra (Produção Dell'Arte), Thaís Ferreira (Diretora/FCTP), Maria Luiza Retamal (Diretora/TM D. Pedro), Humberto Silva e Humberto Jr. (Cenotécnica), Adalberto de Almeida (Cenotécnico)