Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Laboratórios e Centros de Estudos Centro de Estudos Orquestrais
Centro de Estudos Orquestrais PDF Imprimir E-mail

O Centro de Estudos Orquestrais (CEO) foi criado em 2003 para ser um organismo destinado ao treinamento e formação de profissionais de orquestra nas suas mais diversas funções, assim como à pesquisa e publicação de trabalhos sobre o tema.

Congrega professores de diferentes departamentos em projetos de pesquisa voltados para os instrumentos de orquestra e a regência orquestral. Ao mesmo tempo promove cursos de capacitação, master-classes e workshops, assim como intercâmbios e convênios com orquestras e outras instituições de pesquisa no Brasil e no exterior. 

O CEO procura ainda desenvolver um trabalho de tradução de literatura consagrada na área, publicação de trabalhos inéditos, a editoração e o registro fonográfico de partituras de obras orquestrais de compositores brasileiros.

 

 
Eventos promovidos PDF Imprimir E-mail

O Centro de Estudos Orquestrais promoveu nos últimos anos três eventos voltados para a regência orquestral. A Fundação VITAE foi importante parceira, destinando os fundos necessários para trazer ao Rio de Janeiro o maestro Guillermo Scarabino que ministrou o curso “Problemas de texto, interpretação e regência nas sinfonias de Beethoven” durante o I Seminário de Estudos Orquestrais entre 23 e 28 de junho de 2003. O sucesso da primeira iniciativa teve por conseqüência a criação do Curso de Aperfeiçoamento e Especialização em Regência Orquestral, também ministrado pelo maestro Scarabino e patrocinado pela Fundação VITAE. O primeiro módulo ocorreu entre 21 de junho e 02 de julho de 2004 e o segundo módulo entre 27 de julho e 08 de agosto de 2005. Outro evento promovido em 2005 foi o Curso de Regência Orquestral, ministrado pelo maestro Andréas Weiss, professor da Universidade de Karlsruhe. Os três eventos contaram com a participação da Orquestra Sinfônica da UFRJ, sendo o concerto de encerramento dirigido pelos alunos.

 
Obras Editoradas PDF Imprimir E-mail

Em 2002 foi criado o projeto "Edição de obras do acervo de manuscritos da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ". O principal objetivo do projeto foi de editorar obras do acervo de manuscritos musicais da BAN, permitindo o acesso dos músicos e do público a obras de alguns dos mais importantes compositores brasileiros. Trabalhando com alunos bolsistas o projeto permitiu, paralelamente, o treinamento de alunos para o trabalho de pesquisa em arquivos de manuscritos, pesquisa historiográfica e editoração musical.

 

O projeto contou com o apoio da FUJB para a compra de equipamento através do Programa Antonio Luiz Viana. Em 2004 o projeto ganhou o Prêmio Antonio Luiz Viana como um dos melhores projetos de pesquisa da UFRJ.


Parte do material editorado foi apresentado em concertos com diferentes orquestras e utilizado em dois CDs com a Orquestra Sinfônica da UFRJ. O primeiro, intitulado "Tempus Nativitatis" com o Coral dos Canarinhos de Petrópolis apresenta seis Graduais para o período natalino do Padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). O segundo, gravado com recursos do Ministério da Cultura, apresenta obras dos compositores Leopoldo Miguez (1850-1902) e Henrique Oswald (1852-1931) recuperadas pelo projeto.


Os resultados do projeto foram apresentados no I Colóquio Brasileiro de Arquivologia e Edição Musical, ocorrido na cidade de Mariana (MG) entre os dias 18 e 20 de julho de 2003. O texto apresentado na ocasião foi incluído nos Anais do Colóquio e publicado às páginas 63 a 72.

 

Leia mais...
 
Textos sobre Regência PDF Imprimir E-mail

BERLIOZ, Hector. Le Chef d'Orchestre . Paris: Ed. Henri Lemoine, 1876.

DELDEVEZ, Édouard Marie Ernest. L'art du chef d'orchestre . Paris: Librairie de Firmin-Didot, 1878.

WAGNER, Richard. On conducting . Tradução de Edward Dannreuther. Londres: Willian Reeves, 1897 (Original: Über das Dirigieren, 1869).

WAGNER, Richard. El arte de dirigir la orquesta. Traducción de Julio Gómez. Madrid: Imprenta de L. Rubio, 1925 (Original: Über das Dirigieren, 1869).

WEINGARTNER, Felix. On conducting . Tradução de Ernest Newman. Londres: Breitkopf und Härtel, 1906. (Original: Über das Dirigieren, 1895, 1a ed., 1896, 2a ed., e 1905, 3a ed.)

LUALDI, Adriano. L'arte de dirigere l'orquestra : antologia e guida. Milão: Editore Ulrico Hoepli, 1949.

SAMINSKY, Lazare. The new art of conducting . In: Music of our day: essencials and prophecies. New York: Thomas Y. Crowell Company, 1932, p. 321 a 364.

SAMINSKY, Lazare. A Arte do Regente de Orquestra. In: Revista Brasil Musical, 1923.

GOUNOD, Charles. O Maestro. In: O Don Giovanni de Mozart. Tradução de Marcos Bagno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991, p. 75-77.

REPUBLICANO, Antônio de Assis. O regente de orquestra. In: Brasil Musical, ano I, no 9, 10 de agosto de 1923.

GOMES, Alfredo. Os regentes e a direção da orquestra. In: Revista Brasileira de Música, 1934.

MIGNONE, Francisco. Regência e Regentes. In: Revista Brasileira de Música, V. IX, 1943, p. 88-92.

 
Textos sobre Prática de Orquestra PDF Imprimir E-mail

Édouard Marie Ernest DELDEVEZ. De l'exécution d'ensemble. Paris: Librairie de Firmin-Didot, 1888.

CURSO Prática de Orquestra da Escola Nacional de Música. Publicado no periódico Brasil Musical em 1945.

 


Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO