Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Laboratórios e Centros de Estudos Centro de Estudos Orquestrais
Centro de Estudos Orquestrais PDF Imprimir E-mail

O Centro de Estudos Orquestrais (CEO) foi criado em 2003 para ser um organismo destinado ao treinamento e formação de profissionais de orquestra nas suas mais diversas funções, assim como à pesquisa e publicação de trabalhos sobre o tema.

Congrega professores de diferentes departamentos em projetos de pesquisa voltados para os instrumentos de orquestra e a regência orquestral. Ao mesmo tempo promove cursos de capacitação, master-classes e workshops, assim como intercâmbios e convênios com orquestras e outras instituições de pesquisa no Brasil e no exterior. 

O CEO procura ainda desenvolver um trabalho de tradução de literatura consagrada na área, publicação de trabalhos inéditos, a editoração e o registro fonográfico de partituras de obras orquestrais de compositores brasileiros.

 

 
Eventos promovidos PDF Imprimir E-mail

O Centro de Estudos Orquestrais promoveu nos últimos anos três eventos voltados para a regência orquestral. A Fundação VITAE foi importante parceira, destinando os fundos necessários para trazer ao Rio de Janeiro o maestro Guillermo Scarabino que ministrou o curso “Problemas de texto, interpretação e regência nas sinfonias de Beethoven” durante o I Seminário de Estudos Orquestrais entre 23 e 28 de junho de 2003. O sucesso da primeira iniciativa teve por conseqüência a criação do Curso de Aperfeiçoamento e Especialização em Regência Orquestral, também ministrado pelo maestro Scarabino e patrocinado pela Fundação VITAE. O primeiro módulo ocorreu entre 21 de junho e 02 de julho de 2004 e o segundo módulo entre 27 de julho e 08 de agosto de 2005. Outro evento promovido em 2005 foi o Curso de Regência Orquestral, ministrado pelo maestro Andréas Weiss, professor da Universidade de Karlsruhe. Os três eventos contaram com a participação da Orquestra Sinfônica da UFRJ, sendo o concerto de encerramento dirigido pelos alunos.

 
Obras Editoradas PDF Imprimir E-mail

Em 2002 foi criado o projeto "Edição de obras do acervo de manuscritos da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ". O principal objetivo do projeto foi de editorar obras do acervo de manuscritos musicais da BAN, permitindo o acesso dos músicos e do público a obras de alguns dos mais importantes compositores brasileiros. Trabalhando com alunos bolsistas o projeto permitiu, paralelamente, o treinamento de alunos para o trabalho de pesquisa em arquivos de manuscritos, pesquisa historiográfica e editoração musical.

 

O projeto contou com o apoio da FUJB para a compra de equipamento através do Programa Antonio Luiz Viana. Em 2004 o projeto ganhou o Prêmio Antonio Luiz Viana como um dos melhores projetos de pesquisa da UFRJ.


Parte do material editorado foi apresentado em concertos com diferentes orquestras e utilizado em dois CDs com a Orquestra Sinfônica da UFRJ. O primeiro, intitulado "Tempus Nativitatis" com o Coral dos Canarinhos de Petrópolis apresenta seis Graduais para o período natalino do Padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). O segundo, gravado com recursos do Ministério da Cultura, apresenta obras dos compositores Leopoldo Miguez (1850-1902) e Henrique Oswald (1852-1931) recuperadas pelo projeto.


Os resultados do projeto foram apresentados no I Colóquio Brasileiro de Arquivologia e Edição Musical, ocorrido na cidade de Mariana (MG) entre os dias 18 e 20 de julho de 2003. O texto apresentado na ocasião foi incluído nos Anais do Colóquio e publicado às páginas 63 a 72.

 

Leia mais...
 
Textos sobre Regência PDF Imprimir E-mail

BERLIOZ, Hector. Le Chef d'Orchestre . Paris: Ed. Henri Lemoine, 1876.

DELDEVEZ, Édouard Marie Ernest. L'art du chef d'orchestre . Paris: Librairie de Firmin-Didot, 1878.

WAGNER, Richard. On conducting . Tradução de Edward Dannreuther. Londres: Willian Reeves, 1897 (Original: Über das Dirigieren, 1869).

WAGNER, Richard. El arte de dirigir la orquesta. Traducción de Julio Gómez. Madrid: Imprenta de L. Rubio, 1925 (Original: Über das Dirigieren, 1869).

WEINGARTNER, Felix. On conducting . Tradução de Ernest Newman. Londres: Breitkopf und Härtel, 1906. (Original: Über das Dirigieren, 1895, 1a ed., 1896, 2a ed., e 1905, 3a ed.)

LUALDI, Adriano. L'arte de dirigere l'orquestra : antologia e guida. Milão: Editore Ulrico Hoepli, 1949.

SAMINSKY, Lazare. The new art of conducting . In: Music of our day: essencials and prophecies. New York: Thomas Y. Crowell Company, 1932, p. 321 a 364.

SAMINSKY, Lazare. A Arte do Regente de Orquestra. In: Revista Brasil Musical, 1923.

GOUNOD, Charles. O Maestro. In: O Don Giovanni de Mozart. Tradução de Marcos Bagno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991, p. 75-77.

REPUBLICANO, Antônio de Assis. O regente de orquestra. In: Brasil Musical, ano I, no 9, 10 de agosto de 1923.

GOMES, Alfredo. Os regentes e a direção da orquestra. In: Revista Brasileira de Música, 1934.

MIGNONE, Francisco. Regência e Regentes. In: Revista Brasileira de Música, V. IX, 1943, p. 88-92.

 
Textos sobre Prática de Orquestra PDF Imprimir E-mail

Édouard Marie Ernest DELDEVEZ. De l'exécution d'ensemble. Paris: Librairie de Firmin-Didot, 1888.

CURSO Prática de Orquestra da Escola Nacional de Música. Publicado no periódico Brasil Musical em 1945.

 


Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO