Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Concertos UFRJ: Nelson Freire
Concertos UFRJ: Nelson Freire PDF Imprimir E-mail
Em um programa especialmente dedicado a Nelson Freire, o pianista interpreta obras de Schumann, Debussy, Beethoven, Villa-Lobos e Chopin.
Escrito por SeTCOM   
Seg, 05 de Setembro de 2011 14:14

O programa Concertos UFRJ dedica duas edições às extraordinárias interpretações de Nelson Freire, pianista brasileiro aclamado internacionalmente, que receberá dia 15 de setembro o título de Doutor Honoris Causa da UFRJ em sessão solene do Conselho Universitário, marcada para as 18h no Salão Leopoldo Miguez. Na primeira, que foi ao ar no dia 5 de setembro, Freire executa peças de Schumann, Debussy, Beethoven, Villa-Lobos e Chopin. Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, a série conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM.

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

 

Um dos mais importantes músicos brasileiros das últimas décadas, Nelson Freire nasceu em 1944, em Boa Esperança, Minas Gerais, e começou a tocar piano com apenas três anos de idade, tendo realizado o primeiro recital com oito. Seus principais professores no Brasil foram Nise Obino e Lúcia Branco. Em 1957, com 12 anos, foi o sétimo colocado no Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, cujo júri era composto por Margherite Long, Guiomar Novaes e Lili Kraus, algumas das maiores pianistas do século XX. Em decorrência da sua participação, ganhou uma bolsa de aperfeiçoamento para estudar em Viena com Bruno Sidelhofer.

 

A carreira internacional começou em 1964 ao conquistar o primeiro lugar no Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta em Lisboa e em Londres as medalhas de ouro Dinu Lipatti e Harriet Cohen. Esses sucessos abriram as portas das salas de concerto do mundo para o tímido e introvertido músico.

 

Como convidado, Freire tocou com as mais importantes orquestras do mundo. A lista é impressionante e inclui a Filarmônica de Berlin, a Filarmônica de Munique, a Orquestra da Rádio Bávara, a Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdã, a Filarmônica de Roterdã, a Sinfônica da Rádio da Dinamarca, a Tonhalle de Zurique, a Sinfônica de Viena, a Filarmônica Tcheca, a Orquestra da Suisse Romande, a Sinfônica e a Filarmônica de Londres, a Royal Philharmonic, a Sinfônica da BBC, a Orquestra de Paris, a Filarmônica da Rádio France, a Orquestra de Montreal e a Filarmônica de Israel. Nos Estados Unidos foi solista, entre outras, das orquestras das cidades de Utha, Baltimore, Boston, Chicago, Cleveland, Nova Iorque e Filadélfia.

 

No Brasil, Freire realiza com frequência recitais solos nos nossos espaços de concerto mais importantes e se apresenta como solista das grandes orquestras nacionais como a Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Sinfônica de Campinas, a Sinfônica de Santos, a Sinfônica de Ribeirão Preto, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Petrobrás Sinfônica, a Filarmônica de Minas Gerais, e as dos Teatros Municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo.

 

Nelson Freire gravou para os mais importantes selos clássicos como a Sony/CBS, Teldec, Philips e Deutsche Grammophon. Recentemente gravou os concertos para piano e orquestra de Liszt com a Dresden Philharmonic sob regência de Michel Plasson para a Berlin Classics. Em 2001 assinou contrato de exclusividade com a Decca e o primeiro CD produzido foi dedicado as obras de Chopin, que ganhou aclamação unânime da crítica internacional. A gravação recebeu o “Diapason d’Or” da revista “Monde de la Musique”, a cotação máxima da revista “Répertoire” e foi indicado para o Grammy Awards de 2006.

 

As edições do programa Concertos UFRJ podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 


Peças do Programa

 

• Robert Schumann, Arabesque em Dó Maior, op. 18.
• Claude Debussy, Prelúdio no. 10, "A catedral submersa", da Suite Bergamasque.
• Claude Debussy, "Clair de Lune", da Suite Bergamasque.
• Ludwig van Beethoven, Sonata no. 31, op. 110.
• Heitor Villa-Lobos, Bachianas brasileiras, no. 3, para piano e orquestra, com Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky.
• Frédéric Chopin, Noturno 10, Op 32, no. 2.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Seg, 14 de Maio de 2012 19:09
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO