Concertos UFRJ: Especial de aniversário

Há um ano o programa Concertos UFRJ ia ao ar pela primeira vez. Para comemorar o aniversário desta parceria da Escola de Música (EM) com a Rádio Roquette Pinto, nada melhor do que um apanhado das peças que foram ouvidas nas suas mais de 50 edições. Para o maestro André Cardoso, docente da EM e seu produtor, o programa já se consolidou apesar do pouco tempo. E “não só por divulgar gravações exclusivas, mas por oferecer também um espaço privilegiado aos compositores e músicos brasileiros”, acrescenta.

podcast

Ouça aqui o programa:

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

Voltando ao início desta trajetória, o especial de aniversário reapresentou a extraordinária interpretação de Nelson Freire, maior pianista brasileiro da atualidade, do Noturno, Op. 9, no. 2, de Frédéric Chopin (1810-1849). O compositor polonês, do qual na ocasião se comemorava o bicentenário de nascimento, foi tema da edição de estreia.

Mas a pauta de Concertos UFRJ não privilegiou apenas o repertório tradicional, em que sobressai em geral a música europeia que vai do barroco ao romantismo, com umas poucas incursões na do início do século passado. A produção brasileira e nossos compositores, em particular os contemporâneos, tiveram nela um lugar importante. Entre outros, programas foram dedicados a padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), mestre de capela de D. João VI e a personalidade musical mais importante do período colonial; a Ernani Aguiar, um dos mais importantes criadores da atualidade; a Murillo Santos; e a Francisco Mignone (1897-1986) – este último escolhido para inaugurar a série “Grandes Mestres da UFRJ”, que mensalmente homenageia um docente da instituição.

Programas temáticos, especiais de óperas e formações integradas por alunos da Escola de Música também frequentaram com assiduidade o cardápio do primeiro ano de Concertos UFRJ.

Por fim, cabe mencionar a importância concedida ao violão, instrumento que transita com a desenvoltura tanto pelas mais elegantes salas de concertos como pelas mais descontraídas das nossas festas populares. Ponto alto desta presença foram as gravações dos recitais oferecidos pelos convidados internacionais do festival Violão: 30 anos na UFRJ, evento que comemorou, no ano passado, três décadas de implantação do bacharelo do instrumento na universidade.

O programa “Concertos UFRJ” vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, pela rádio Roquette Pinto, na sintonia 94,1 FM. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Peças do Programa

• Frédéric Chopin, Noturno, Op. 9, no. 2, com Nelson Freire.
• Padre José Maurício Nunes Garcia, Salmo 116 "Laudate Dominum", com o Ensemble Turicum sob a direção de Luis Alves da Silva.
• Ernani Aguiar, Instantes, no. 2, para cordas em quatro movimentos: Moderato Fluente, Boi Mofado, Cantilena e Ronda. Gravação da Orquestra de Câmara do Sesi Minas.
• Murillo Santos, Valsa Elegante, com o pianista Roberto Szidon.
• Francisco Mignone, Valsas de Esquina nos. 1 e 2, com o pianista Arthur Moreira Lima.
• J. S. Bach, Concerto de Brandenburgo no. 1, com a Academia de Saint Martin-in-the-fields sob a direção de Neville Marriner.
• Henry Purcell, "Lamento de Dido" e coro final da ópera Dido e Eneas, soprano Ann Murray, Coro Arnold Schoenberg, dirigido por Erwin Ortner, e Concentus Musicus de Viena, sob a regência de Nikolaus Harnoncourt.
• Edino Krieger, Serenata a 5, com o Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ formado por Milher Moraes na flauta, Juliana Bravin no oboé, Diogo Lozza na clarineta, Carlos Bertão no fagote e Alessandro Jeremias na trompa.
• Augustin Barrios, La Catedral, com Ana Vidovic.