Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Escola de Música na Imprensa Escola de Música prepara ópera infantil
Escola de Música prepara ópera infantil PDF Imprimir E-mail
Veículo: Olhar Virtual   
Ter, 28 de Junho de 2011

Matéria publicada no Olhar Virtual, edição 344, de 29 de julho de 2011, sobre montagem de ópera infantil na Escola de Música.


Escola de Música prepara ópera infantil

 

Júlia de Marins


tira_zoom
Depois do sucesso de público do projeto "A escola vai à ópera" (2008), criado pela professora da Escola de Música da UFRJ, Maria José Chevitarese, a universidade será palco de uma obra construída especialmente para as crianças. O espetáculo "Joca, Juca e o Pé de Jaca", também idealizado pela professora Chevitarese, é uma iniciativa que procura dar continuidade ao trabalho anterior e levar, de maneira adequada, a ópera ao público infantil, principalmente estudantes da rede pública de ensino.

 

A obra, com libreto e música do mestrando em composição Rafael Bezerra, conta a história de dois irmãos, Joca e Juca, que vivem grandes aventuras ao lado de suas gatas, Felina e Felícia, e de seus cães, Janjão e Janjinho, no dia em que seus pais vão ao mercado e os deixam em casa livres para aprontarem e comerem jaca.

 

Para realizar a montagem, crianças do coral da UFRJ e alunos de diferentes cursos da universidade, entre eles Música, Dança, Comunicação e Direção Teatral, trabalham em conjunto na produção, no elenco e na confecção de cenários e figurinos, sob orientação dos professores Marcos Nogueira, de composição, Ernani Aguiar, de regência orquestral, e Maria José Chevitarese, como diretora geral.

 

Para Chevitarese, "o projeto possibilita uma grande interdisciplinaridade, pois exige um trabalho em equipe que se contrapõe às aulas individuais que a maioria dos alunos da Escola de Música tem, além de possibilitar o contato entre estudantes de diferentes áreas". Segundo ela, a ideia é "romper com o preconceito dos adultos quanto à relação das crianças com a ópera, porque a resposta dos pequenos que participam dos espetáculos ou dos que apenas assistem é fantástica, eles gostam de estar lá. Então, queremos fazer algo voltato para eles, mas claro que os adultos também serão bem-vindos".

 

A produção, que já está sendo montada e ensaiada, deverá estrear na semana do Dia das Crianças, com apresentações nos dias 10, 11 e 13 de outubro, às 14h30, e dia 12 de outubro às 16h30, no Salão Leopoldo Miguez na Escola de Música da UFRJ, localizada na Rua Passeio, 98, na Lapa.


Compartilhe este artigo:

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO