Especial Ana Vidovic

vidoci300
podcast

Ouça aqui o programa:

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

Mais um recital gravado ao vivo no Salão da Leopoldo Miguez da Escola de Música é o destaque da edição que foi ao ar em 20 de junho dos “Concertos UFRJ” - programa radiofônico produzido pela Escola de Música em parceria com a rádio Roquette Pinto, sintonia 94,1 FM. Desta vez, a apresentação da extraordinária violonista croata Ana Vidovic, em dezembro do ano passado, no festival Violão na UFRJ: 30 anos. Último artista internacional a subir ao palco, Vidovic fechou com chave de ouro o evento, que comemorou a criação de um dos primeiros bacharelados em violão do país. Serão dois programas dedicados a ela.

Ana Vidovic nasceu em 1980, em Karlovac, na Croácia. Criança prodígio, começou a tocar violão aos cinco anos, inspirada por seu irmão. Aos 13 tornou-se a mais jovem aluna da prestigiosa Academia Nacional Musical em Zagreb, onde estudou com Istvan Romer. Mais tarde, teve Manuel Barrueco como professor no Conservatório de Peabody, em Baltimore, Estados Unidos, onde se formou em 2003.

Desde 1988, quando Ana Vidovic subiu ao palco pela primeira vez, foram mais de mil apresentações em cidades como Londres, Paris, Viena, Salzburgo, Roma, Budapeste, Pequim, Toquio, Seul, Kuala Lumpur, Jacarta, Varsóvia, Tel Aviv, Oslo, Toronto, São Francisco. No Brasil ela esteve pela primeira vez em 2008, em Terezina. Voltou dois anos depois para concertos nas cidades de Maringá, São Paulo e Rio de Janeiro.

Hoje Ana Vidovic é uma das maiores virtuoses do instrumento e ganhou um número impressionante de prêmios em concursos internacionalmente prestigiados, como o Albert Agostinho em Bath, Inglaterra; o Fernando Sor, em Roma, Itália; o Eurovisão de Jovens Artistas; o Printemps de la Guitare, na Bélgica;, o Young Concert Artists International Auditions, em Nova York; e o Concurso Francisco Tárrega, na Espanha.

Com seu talento excepcional Ana Vidovic, ainda muito jovem, gravou obras de Bach, Giuliani, Sor e Torrobaainda para a Croatia Records. Após conquistar o primeiro prêmio no Concurso Tárrega de 1998, assinou contrato de exclusividade com a gravadora Naxos. O selo lançou mundialmente um CD em que Vidovic interpreta obras de Bach, Ponce e Willian Walton, e, logo depois, outro de sua série que busca registrar as obras completas de Moreno Torroba.

Ana Vidovic começou a apresentação no Leopoldo Miguez com a famosa Partita BWV 1006 de J. S. Bach, em seis movimentos (Prelúdio, Lourée, Gavotte, Minueto I e II, Bourée e Giga); e, a seguir, interpretou quatro canções populares transcritas pelo compositor japonês Toru Takemitzu: Secret Love, uma canção de Sammy Fain composta para o filme “Calamity Jane”, de 1954; “Over the Rainbow”, famosíssima canção de Harold Arlen de “O mágico de OZ”; e “Yesterday” e “Michele”, da dupla John Lennon e Paul McCartney. Prosseguindo a apresentação executou Recuerdos de la Alhambra,  do espanhol Francisco Tárrega (1852-1909), um dos mais importantes compositores para o instrumento; e, logo depois, Asturias do compositor Espanhol Isaac Albeniz. Encerrando a primeira parte do recital da violonista croata, três peças do venezuelano Antonio Lauro: El Marabino, Vals Venezolano no 2 e Vals Venezolano no 3.

Concertos UFRJ são apresentados por André Cardoso, docente da Escola de Música (EM) e regente titular da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ). As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast (áudio sob demanda) da Roquette Pinto (FM 94,1). Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..