Conjunto de saxofones da UFRJ

O Conjunto de Sax da UFRJ tem como integrantes estudantes de bacharelado em sax da Escola de Música da UFRJ, ex-estudantes e convidados especiais. Além de ser um grupo musical só com saxofones, é também uma matéria optativa de música de câmara, ministrada em quatro períodos pelo prof. Pedro S. Bittencourt, como parte integrante do currículo do curso de bacharelado em saxofone da Escola de Música da UFRJ.

Formado no início de 2010, o grupo já vem se apresentando regularmente em diversas atividades.

As principais propostas do Conjunto de Sax da UFRJ são difundir a música brasileira atual (escrita por compositores vivos e atuantes) e divulgar a variedade de estilos do saxofone (erudito e popular). O Conjunto de Sax da UFRJ tem repertório eclético e com formações que vão de 2 a 12 saxofones, em diversos estilos musicais : música de concerto, música contemporânea, música brasileira, choro, jazz, frevo e até música antiga. O Conjunto de Sax da UFRJ integra o projeto de extensão universitária “Concertos Didáticos do Conjunto de Saxes da UFRJ”.

Nesses concertos didáticos o Conjunto de Sax geralmente se apresenta em formação de quarteto (soprano, alto, tenor e barítono). Além da apresentação da família dos saxofones, é feita para as crianças e ao público em geral uma introdução aos fundamentos da música (conceitos de grave/agudo, ritmos, timbres) por meio de um repertório baseado em estilos musicais como o baião, frevo, salsa e jazz, sempre de forma lúdica e descontraída para despertar a escuta e o interesse dos participantes.