Órgão Sauer

Em 1892 o compositor Leopoldo Miguez (1850-1902) decidiu comprar para o Instituto Nacional de Música um grande órgão de tubos da fábrica alemã de Wilhelm Sauer (1831-1916). O instrumento foi adquirido com o prêmio de 20 contos de réis que ganhou em um concurso de composição para a escolha de um novo hino nacional nos primeiros anos da República e foi instalado no recém-construído salão de concertos da antiga sede do INM, localizada na então denominada Rua da Lampadosa, atual Rua Luiz de Camões, na Praça Tiradentes. Com a mudança da sede do Instituto para o prédio da Rua do Passeio o grande órgão Sauer de concerto foi desmontado e reinstalado no salão de concertos da nova sede. Em 1954 foi substituído pelo atual Órgão Tamburini. Não é conhecido hoje o seu paradeiro. Em 1896 Miguez adquiriu da mesma casa alemã um outro instrumento, um modelo menor para estudo com tração mecânica, 345 tubos, dois manuais, pedaleira e sete registros, com número de opus 665. É o instrumento que se encontra hoje na Sala Henrique Oswald.

Foto: Renan Salotto
sauer02

O modelo de estudo foi instalado no prédio de aulas para servir ao curso de órgão. Por várias décadas o instrumento não mereceu atenção e no final do século XX encontrava-se em péssimo estado de conservação e praticamente sem uso. Por ocasião do centenário de morte do compositor Joseph Rheinberger (1839-1901), durante a gestão do professor João Guilherme Ripper, foi elaborado um projeto para a restauração do instrumento. O maestro Albert Frommelt, regente da Orquestra Sinfônica do Liechtenstein, país natal de Rheinberger, foi convidado para dirigir um concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ apenas com obras do compositor. A Fundação Feger, do principado do Liechtenstein, doou os recursos para a realização do concerto e para a reforma do órgão Sauer. Em 2002 o instrumento foi completamente desmontado, restaurado e remontado na Sala Henrique Oswald, viabilizando sua utilização em concertos. Hoje o instrumento continua sendo utilizado para estudo e aulas mas serve também para uma série anual de concertos coordenada pela professor Eduardo Biato.