UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Especial Carlos Perez em “Concertos UFRJ”
Especial Carlos Perez em “Concertos UFRJ” PDF Imprimir E-mail
Recital do violonista chileno Carlos Perez no festival “Violão: 30 anos na UFRJ”, gravado ao vivo no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ no dia 6 de outubro de 2010.
Escrito por SeTCOM   
Dom, 20 de Fevereiro de 2011 21:00

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

Um especial com o violonista chileno Carlos Perez, um dos mais importantes da sua geração, é o convite da edição de Concertos UFRJ que foi ao ar em 21 de fevereiro. No programa, gravado ao vivo, o impressionante recital que o músico realizou no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ (EM) em outubro do ano passado.  Resultado de um convênio da UFRJ com a emissora, a série Concertos UFRJ é veiculada toda segunda-feira, às 22h, pela rádio Roquette Pinto, na sintonia 94,1 FM, e conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da Escola e regente titular da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ).

 

Perez veio ao Rio participar do festival Violão: 30 anos na UFRJ, que aconteceu de quatro a nove de outubro de 2010 e reuniu grandes violonistas nacionais e internacionais. O evento, que teve uma continuação em dezembro, comemorou as três décadas de implantação do bacharelo de violão na UFRJ, um dos primeiros do país – iniciativa que contribuiu para abrir espaços e para incorporar o, então, desprestigiado “instrumento de seresta” à vida acadêmica. O registro fotográfico dos concertos e recitais pode ser visto na galeria de imagens do site.

 

Como parte do festival, Carlos Perez, além de oferecer um workshop, protagonizou um recital inesquecível, em que apresentou um repertório eclético que incluiu desde Bach aos compositores latino-americanos do séc. XX. É uma seleção daquela memorável noite que Concertos UFRJ ofereceu ao público.

 

Carlos Perez nasceu em Santiago em 1976. Muito jovem interessou-se pelo violão através do pai, também músico. Estudou com Ernesto Quezada na Faculdade de Artes da Universidade do Chile, onde se graduou com distinção máxima.

 

Obteve numerosos prêmios de primeiros lugares em concursos como: Alirio Díaz, Venezuela; Rene Bartoli, França; Printemps de la Guitare, Bélgica; Forum Gitarre, Áustria, Fundación Guerrero e Joaquín Rodrigo, Espanha. Além de diversas gravações radiofônicas na Europa e América, realizou dez CDs e dois DVDs, nos Estados Unidos da América e Espanha.

 

Perez fez apresentações em mais de trinta países, atuando também como solista junto a orquestras na Inglaterra, Bélgica, Estados Unidos, Rússia, Portugal, Espanha, Alemanha, Polônia, Lituânia e Chile. Sua atividade como intérprete o levou a apresentar-se em importantes salas de concerto como: Berlin Philarmonie (Alemanha), Auditório Nacional (Espanha), Royal Festival Hall (Inglaterra), Teatro Monumental (Espanha), Carnegie Hall de Nova York (EUA), entre outras.

 

Participou de diversos festivais de violão e de música e é frequentemente convidado para master classes em universidades e escolas de música na América Latina, Estados Unidos e Europa. As Edições Henry Lemoine da França, Productions d’Óz do Canadá e Grenzland-Verlag Theo Hüsgen da Alemanha publicaram algumas de suas composições e arranjos.

 

As edições do programa Concertos UFRJ podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast (áudio sob demanda) da Roquette Pinto (FM 94,1). Contatos através do endereço eletrônico:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .



Programação de Fevereiro

 

Programa 28 – Dia 7 de fevereiro – A música da América Latina 1


Programa dedicado à música da América Latina abordando inicialmente o período colonial, com exemplos da produção musical das colônias espanholas em países como Argentina, Perú, Guatemala e México nos séculos XVII e XVIII.

 

  1. ANÔNIMO (Peru, séc. XVII) – “Hanacpachap cussicuinin” (A felicidade do céu) hino processional em língua quechua com o conjunto Agrupacion Musica e a direção de Enzo Gieco.
  2. Thomas de TORREJON Y VELASCO (Espanha, 1644 – Lima [Peru], 1728)– Vilancico “Quatro plumages ayrosos” com a Cantoria da Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Buenos Aires e a direção de Jesús Gabriel Segade.
  3. José OREJON Y APARÍCIO (Peru, séc. XVII e XVIII) – Vilancico “A la Concepción de Nuestra Señora” com a Cantoria da Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Buenos Aires e a direção de Jesús Gabriel Segade.
  4. Domenico ZIPOLLI (Roma [Itália], 1688 – Córdoba [Argentina], 1726) - Courante para cravo com Antonio Carlos de Magalhães.
  5. Tomas PASCUAL (San Juan [Guatemala], 1595-1630) – Vilancico “Hoy es dia de placer” com o conjunto Agrupacion Musica e a direção de Enzo Gieco.
  6. Rafael Antonio CASTELLANOS (Santiago [Guatemala] ?-1791) – Vilancico “Ausente del alma” com o grupo Chatam Baroque.
  7. Ignácio JERUSALEM (Lecce [Itália], 1707 – Nova Espanha [México], 1769) – “Dixit Dominus” com o conjunto Chanticler, a Chanticler Sinfonia e a direção de Joseph Jennings.
  8. Manuel de ZUMAYA (México, 1678-1755) – “Solfa de Pedro” (1715) com o conjnto Chanticler, a Chanticler Sinfonia e a direção de Joseph Jennings.
  9. Manuel de ZUMAYA (México, 1678-1755) – “Celebren Publiquem” com o conjnto Chanticler, a Chanticler Sinfonia e a direção de Joseph Jennings.

 

Programa 29 – Dia 14 de fevereiro – Grandes mestres da Escola de Música IV: José Siqueira.


Série que dedica um programa por mês a um antigo mestre da Escola de Música. O quarto programa, produzido por Caetano Araújo, aluno do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, será dedicado a José Siqueira (1907-1985) compositor paraibano cujas características sertanejas de sua obra trouxeram o nordeste para o centro da musica sinfônica brasileira.

 

  1. Segunda Cantiga para piano com Attilio Mastrogiovanni.
  2. Três Estudos para clarineta e piano com o clarinetista Paulo Passos e a pianista Sara Cohen.
  3. Duas canções: “Vadeia cabocolinho” com a soprano Lia Salgado e Alceo Bocchino ao piano, e "Madrigal" com a soprano Maria Lúcia Godoy e o pianista Murilo Santos.
  4. Primeiro movimento do Concerto para violino e orquestra com o violinista Oscar Borgerth, a Orquestra Sinfônica Nacional e a regência de José Siqueira.
  5. “Toada” para cordas com o Brasil Quarteto da Rádio Roquette Pinto (João Daltro de Almeida e José Alves da Silva nos violinos, Nelson de Macedo na viola e Watson Clis no violoncelo).
  6. “Canto do Tabajara” com a Orquestra Filarmônica Norte/Nordeste e a regência de Aylton Escobar.
  7. Recitativo, ária e fuga para violoncelo e orquestra de cordas com o violoncelista Fábio Presgrave como solista da Camerata Fukuda e a regência de Celso Antunes.

 

Programa 30 – Dia 21 de fevereiro – Especial Carlos Perez (violão)

 

Recital do violonista chileno Carlos Perez no festival “Violão: 30 anos na UFRJ”, gravado ao vivo no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ no dia 6 de outubro de 2010.

 

  1. J. S. BACH – Suíte BWV 1010 (Prelúdio, Alemande, Courante, Sarabande, Bouree 1 e 2 e Giga).
  2. Julio SAGRERAS – “La elegante” (gavota) e “El Chana” (tango).
  3. Antonio LAURO – Três peças: Valsa Venezuelana, Romanza e Pasaje Aragueno.
  4. ANÔNIMO – Quatro canções populares chilenas (arr: Carlos Perez): Tonada, Parabien, Entonacion e Cueca.
  5. Augustin BARRIOS – “Caazapa”.
  6. Antonio LAURO – “Seis por derecho”
  7. Abel FLEURY – “La flor de llanto”

 

Programa 31 – Dia 28 de fevereiro – Ópera “Rita” de Gaetano Donizetti

 

Legítimo exemplar do chamado bel-canto italiano a ópera cômica em um ato “Rita” de Gaetano Donizetti (1797-1848) foi escrita em 1841 mas estreada postumamente, em 1860 em Paris. A história gira em torno de uma espécie de triangulo amoroso inusitado entre Rita e seus dois maridos Gasparo e Beppe. A gravação ao vivo é com a soprano Adelina Scarabelli no papel de Rita, o tenor Pietro Ballo como Beppe e o barítono Alessandro Corbelli como Gasparo. A Orquestra de Câmara Siciliana é regida pelo maestro Federico Amendola.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Seg, 14 de Maio de 2012 19:23
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO