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Para o Natal vários compositores em períodos diversos produziram peças de grande encanto e sentida emoção. Mostrar um pouco desse imenso repertório é a intenção da vigésima primeira edição de Concertos UFRJ veiculada no dia 20 de dezembro. Apresentado por André Cardoso, docente e diretor da Escola de Música (EM), o programa radiofônico é resultado de uma parceria da UFRJ com a Roquette Pinto e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM.
Embora segundo a maioria dos estudiosos não corresponda à verdade histórica, a adoção do dia 25 de dezembro, que assinalava então um conjunto de festividades romanas, como o da celebração do nascimento de Jesus Cristo parece fazer parte do esforço da igreja emergente em cristianizar tradições pagãs. O certo é que, quando o Papa Julius I (337 -352) oficializou a data, ela já havia sido completamente ressignificada com símbolos da nova fé e, paralelamente ao processo de expansão e regulamentação da nova religião, ganhou enorme abrangência.
Umas das formas mais importantes do repertório natalino, as pastorais se originaram na Itália a partir da recriação artística de melodias encantadoras e de enorme apelo executadas por camponeses que, diante de presépios, encenavam a adoração ao menino Jesus. Esse tipo de composição foi particularmente profícua em obras e concertos barrocas, como o caso do concerto op. 3 no 12 (Pastorale per il Santissimo Natale), de Francesco Manfredini (1684-1762), importante compositor italiano do período e maestro di cappella, contemporâneo de Antonio Vivaldi, de quem aliás teria sofrido influência. Infelizmente apenas uma parte pequena de sua obra chegou aos nossos dias.
Outro gênero de música natalina muito difundida no barroco são os oratórios - gênero de composição cantada e de conteúdo narrativo, semelhante à ópera quanto à estrutura, pois envolve árias, coros, recitativos, etc., mas dela diferenciando-se por não estar destinado à encenação. Costumam retomar passagens bíblicas do nascimento de Cristo, como no famoso Oratório de Natal, de J. S. Bach (1685-1750). Esta obra escrita em 1734 é composta por seis cantadas, destinas a serem apresentadas em dias diferentes, de acordo com a liturgia luterana do período.
O texto-base é formado por trechos dos Evangelhos segundo São Lucas e São Mateus, complementado com versos de Christian Friedrich Henrici (Picander), e o carácter geral é de glorificação e exaltação do espírito pela chegada do Messias.
No período romântico o gênero foi menos explorado, embora tenham surgido algumas obras notáveis como o Vom Himmel hoch, da komm' ich her de Mendelssohn (1809-1847), escrita a partir de tradicional canção de Natal alemã, atribuída a Lutero, e cuja melodia também foi usada por Bach em seu oratório de Natal.
Christmas Festival, composta por Leroy Anderson (1908-1975) sobre tradicionais canções de Natal, executa pela Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) encerra o programa.
As edições do programa Concertos UFRJ podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast (áudio sob demanda) da Roquette Pinto (FM 94,1). Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Programa 19 – Dia 6 de dezembro – Família Bach
No mês de setembro apresentamos um programa exclusivamente dedicado a Johann Sebastian Bach, em razão dos 260 anos de sua morte, ocorrida em 1750. Como Bach é um compositor atemporal e que não necessita de efemérides para que possamos ouvi-lo, preparamos um outro programa. Só que desta vez não abordaremos com exclusividade Johann Sebastian mas também outros membros da família Bach, que se constituiu um verdadeiro clã de músicos de várias gerações.
Programa 20 – Dia 13 de dezembro – Grandes mestres da Escola de Música II: Lorenzo Fernandez.
Série que dedica um programa por mês a um antigo mestre da Escola de Música. O segundo programa será dedicado a Oscar Lorenzo Fernandez (1897-1948) um compositor carioca que, junto com Francisco Mignone, faz parte da primeira geração de compositores nacionalistas surgida após Villa-Lobos.
1. Trio Brasileiro op. 32 (primeiro movimento) com Fritz Jank ao piano, Gino Alfonsi no violino e Calixto Corazza no violoncelo. 2. Suite para Quinteto de sopros com o Quinteto de Sopros da Rádio MEC . 3. Segunda Suite Brasileira para piano com o pianista Miguel Proença. 4. “Velha modinha” com o violonista Fábio Zanon. 5. Sonata Breve com o pianista Miguel Proença. 6. Duas canções: “Toada para você” e “Meu coração” com a a soprano Lia Salgado e ao piano o maestro Alceu Bocchino. 7. Suite Reisado do Pastoreio com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas sob a regência de Benito Juarez. 8. "Batuque", terceiro movimento da suite Reisado do Pastoreio com a Orquestra Filarmônica de Nova York e a regência de Leonard Bernstein.
Programa 21 – Dia 20 de dezembro – Concerto de Natal
No calendário cristão uma das festas mais importantes é aquela que comemora o nascimento do Menino Jesus. E como onde há festa há música, a tradição ocidental nos deixou um repertório imenso de obras destinadas a celebrar o nascimento do Salvador. Os concertos de Natal tem suas origens em costume popular italiano de representar em música a adoração dos pastores ao Menino Jesus. No interior das igrejas o presépio fornecia o contexto para a execução de obras instrumentais que criavam o clima natalino. Concertos UFRJ apresenta então o seu Concerto de Natal.
Programa 22 – Dia 27 de dezembro – Retrospectiva 2010
O último programa do ano apresenta gravações exclusivas feitas com os alunos da Escola de Música da UFRJ e outras realizadas ao vivo em concertos da temporada de 2010. Será uma excelente oportunidade de ouvir a nova geração de músicos, muitos deles premiados em concurso, e ouvir novamente alguns dos grandes solistas que se apresentaram no Salão Leopoldo Miguez este ano.
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