Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Administração Departamentos Instrumentos de Teclado e Percussão
Instrumentos de Teclado e Percussão PDF Imprimir E-mail

O Departamento de Instrumentos de Teclado e Percussão reúne os docentes responsáveis  por disciplinas obrigatórias de quatro habilitações no bacharelado: Piano, Órgão, Cravo e Percussão. O departamento oferece ainda diversas disciplinas optativas para outras habilitações e para o curso de licenciatura como as Oficinas Instrumentais, Laboratório de Harmonia de Teclado e Instrumento Complementar. Na pós-graduação o departamento se faz presente na área das Práticas Interpretativas em Piano e Cravo, além de atender os alunos dos cursos de extensão em níveis Básico e Intermediário.

 

Alexandre Rachid (Adjunto - Órgão)

Giulio Draghi (Adjunto - Piano)

Inez Rufino Martins (Assistente - Piano)

Jacob Herzog (Associado - Piano)

Luiz Henrique Senise (Adjunto - Piano)


Estudou com Elzira Amabile, tendo freqüentado vários cursos de Interpretação Pianística com Jacques Klein, Arnaldo Estrela e outros. Na Europa aperfeiçoou-se sob a orientação de Bruno Siedlhofer, Jan Ekier, entre outros. Mestre pela Université Internationale de Musique de Paris. Em 1992, titulou-se com louvor Mestre em Música pela UFRJ. Orientador artístico, organizador, membro e presidente de júri de importantes concursos, vem desenvolvendo intensa atividade pedagógica, ministrando cursos de Técnica e Interpretação Pianística e Música de Câmara, em todo Brasil. Sua experiência como recitalista e camerista inclui discos, gravações para rádios e TV e "tournées" pelas principais cidades brasileiras, Estados Unidos e Europa. É o atual curador da série "Música no Fórum" do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

 

Marcelo Fagerlande (Adjunto - Cravo)

Marcelo Fagerlande, natural do Rio de Janeiro, é graduado em cravo com grau máximo pela Escola Superior de Música de Stuttgart (em 1986, na classe de Kenneth Gilbert), e Doutor em Musicologia pela Uni-Rio (2002). Realizou em 2004/2005 um estágio pós-doutoral no Institut de recherche sur le patrimoine musical en France (IRPMF/CNRS), Paris. É professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1995.  Realizou concertos por todo o Brasil e nos Estados Unidos, México, Alemanha, França, Portugal, Espanha, Hungria, Peru e Uruguai. Dirigiu óperas de Monteverdi, Telemann,  Boismortier e Purcell e espetáculos musicais de sua criação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Sala Cecilia Meireles, no Teatro Amazonas, no Teatro de Santa Isabel (Recife) e nos Centros Culturais Banco do Brasil no Rio, São Paulo e Brasília. Gravou diversos CDs no Brasil e na Alemanha – com destaque para Marcelo Fagerlande no Museu Imperial, Bach e Pixinguinha (Núcleo Contemporâneo) Modinhas Cariocas (Biscoito Fino) e A Arte da Fuga (Clássicos). Publicou O Método de Pianoforte de José Maurício (Relume-Dumará).

 

Marcelo Verzoni (Adjunto - Piano)

 

Midori Maeshiro (Adjunto - Piano)


Miriam Grossman (Associado - Piano)


Desenvolveu seus estudos de piano no Rio de Janeiro, onde conquistou prêmios em vários concursos. Graduada pela Escola de Música da UFRJ, é Mestre em Música pela mesma instituição e Doutora em Piano Performance pela Catholic University of America em Washington D. C., com concentração em música latino-americana. Nesse período foi orientada pelo eminente Professor Dr. Thomas Mastroianni. É Professora Adjunta da UFRJ, atuando no cursos de graduação e pós-graduação. Integra o Trio Mignone junto com o flautista Afonso Oliveira e o violoncelista Ricardo Santoro. 

Nadge Breide (Adjunto - Piano)

 

Pedro Sá (Assistente - Percussão)

 

Ronal Silveira (Adjunto - Piano)

 

Stella Junia (Assistente - Piano)

 

Stella Junia é Mestre em Música Brasileira pela Universidade do Rio de Janeiro e Bacharel em piano pela UFRJ. Professora assistente da UFRJ, pianista do Coral da TV Globo e pianista acompanhadora  da equipe  dos Painéis de Regência Coral realizados anualmente pela FUNARTE em várias cidades do Brasil. Já teve seu trabalho como pianista, compositora e arranjadora registrado nas coleções Louvai,Louvai: Hinos tradicionais em arranjos piano-jazz (1996) e Arranjos para vozes femininas (1999). Gravou os CD´s Stella Junia (1996), Nascente de Luz (1998),  Oquyra (1999), Songbook vozes mistas (2010) e Um natal e um piano (2010). Compôs, a convite da FUNARTE, uma peça para o projeto de Composições Brasileiras para Coros Juvenis. A Música “É madrugada” foi gravada pelo Coro Harte Vocal e está disponível desde então no site da FUNARTE . Participou da Banda de Soul Music Vozes, realizou trabalho autoral o com o Grupo Anima e o grupo Tribossa.  Já participou como pianista de diversas produções fonográficas, tais como o Cd do Coral da Fenaseg, Cd do Coro Infantil do Rio de Janeiro, Cd do Coral de Funcionários da TV Globo, Cd do Coral de Funcionários do Sebrae/Rj, Cd comemorativo  na Petrobrás, acompanhando o Coral da Petrobrás Un/Rio, que gravou uma de suas composições.  Foi pianista acompanhadora do Coro Infantil do Rio de Janeiro, sob regência de Elza Lakschevitz, quando participou das produções fonográficas e das tournées nacionais e internacionais do grupo.  Durante sete anos, foi pianista acompanhadora do Curso Internacional de Regência Coral trabalhando  com grandes regentes, tais como: Henry Leck (Butler University), André Thomas (Florida State University), Paul Oakley (Univesity of Hartford), Alberto Grau (Schola Cantorum de Caracas), Janet Galvan (Ithaca College), Bob Chilcott (The King’s Singers), Eph Ehly (University of Missouri-Kansas City), Dennis Jewett (Armstrong High-School, Minneapolis), Robert Sund (Orphei Drangar, Suécia), Diane Loomer (University of Vancouver). 

 

Tamara Ujakova (Assistente - Piano)


Natural do Rio de Janeiro, graduou-se em piano pela Escola de Música da UFRJ, tendo conquistado o prêmio Medalha de Ouro, onde também concluiu o bacharelado em órgão e, posteriormente, o mestrado em piano com summa cum laude. Seus estudos pianísticos foram conduzidos por Myrian Dauelsberg, Arnaldo Cohen e Glória Maria da Fonseca Costa. Detentora de vários prêmios nacionais, desde cedo destacou-se no cenário musical carioca. Aos treze anos já atuava junto à Orquestra Sinfônica Brasileira como uma das vencedoras do Concurso Jovens Solistas. Na música de câmara, tem sido uma das pianistas mais requisitadas para compor diversas formações junto a renomados artistas nacionais e internacionais. Na Escola de Música da UFRJ coordena o projeto O Piano na Música de Câmara e realiza pesquisa no campo de música de câmara brasileira com piano.

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO