Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Notícias Departamentos EM celebra convênio com universidade argentina
EM celebra convênio com universidade argentina PDF Imprimir E-mail
Escrito por Meri Toledo Fraga   
Qui, 07 de Junho de 2018 11:31

Júlia Winokur, flautista, e Esteban Ilbañez, violonista, são os primeiros alunos a representarem o convênio celebrado entre a Universidade Nacional de San Martim/ Buenos Aires – UNSAM e o Departamento de Arco e Cordas Dedilhadas, da Escola de Música da UFRJ.

 

No que se relaciona ao quadro de docentes, esse convênio já possibilitou a vinda do professor Ramiro Gallo para a Escola de Música e, no próximo mês de agosto de 2018, o professor Marcello Gonçalves, deste mesmo departamento da Escola de Música, irá para Buenos Aires, ministrar aulas sobre a Linguagem do Choro.


  Foto: Rafael Reigoto
  estebanargx600
  Esteban Ilbañez, violonista e aluno da UNSAM.
Nas palavras do professor Bartholomeu Wiese, cumprindo o objetivo específico desse convênio que é o da troca de conhecimentos da interpretação e/ou performances do Tango e do Choro, quando o professor Ramiro Gallo, aqui esteve, através de palestras sobre a História do Tango e da transferência das técnicas de execução desse gênero musical, ele muito ensinou desse mundo tão perto e tão distante dos músicos brasileiros, apesar de vizinhos.

 

Financeiramente, por meio da Área de Relações Internacionais da UNSAM, representada por Leopoldo Marti, o convênio tem o apoio econômico da M.A.G.A- Movibilidad Académica de Grado em Artes -, que cobre todas as despesas relacionadas a estada, alimentação, hospedagem, passagens e traslados dos que dele participam.

 

Para fazerem jus à participação no intercâmbio promovido por este acordo internacional entre a UFRJ e a UNSAM, Esteban e Júlia passaram por um rigoroso processo de seleção, no qual constou: análise dos currículos, memorial, um arrazoado justificando do porque do interesse, somados ao compromisso oficial de realizarem no retorno à Argentina, uma atividade para os alunos da UNSAM, na qual transmitirão aos seus respectivos colegas um pouco do que aqui puderam aprender.

 

Em acordo ao prazo do intercâmbio, Júlia e Esteban deram início aos estudos na Escola de Música da UFRJ, no dia 2 de maio, e, ao fim do primeiro semestre letivo, retornarão à Buenos Aires. Junto aos coordenadores do convênio, por parte da UFRJ e UNSAM, das disciplinas a eles apresentadas que abordam conhecimentos de música brasileira, eles escolheram as seguintes: Harmonia Funcional III, Improvisação e Arranjo, ministradas pelos professores Marco Pereira e Carlos Almada.

 

Além destas, o aluno Esteban cursa a disciplina Cavaquinho com o professor Henrique Garcia e Violão de 7 Cordas com o professor Fábio Nine, enquanto Júlia participa dos ensaios da UFRjazz com o professor Affonso Figueiredo.

 

Em entrevista, Julia e Esteban disseram estar felizes com os professores e os respectivos conteúdos das citadas disciplinas, e destacaram, com igual entusiasmo, o fato de este intercâmbio estar possibilitando, em espaços externos à Escola de Música, relacionamentos com os alunos e músicos desta unidade de ensino, que têm proporcionado a eles valiosas vivências musicais e aprendizados, tais como rodas de choro, concertos e encontros musicais.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qui, 07 de Junho de 2018 11:40
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2018 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO