Sôdade Brasilis

Coordenado pelo professor Sergio Álvares, trata-se de uma práxis educacional contruída a partir das reminiscências musicais da Belle Époque Carioca (1870-1930) presentes nas práticas musicais urbanas contemporâneas e seus desdobramentos nos processos de ensino e aprendizagem da música. Uma ação que integra ensino, pesquisa e extensão, envolvendo a linguagem musical proveniente das manifestações artístico-culturais do final do século XIX e início do século XX que se encontram presentes até os dias de hoje no cotidiano da música carioca, com foco na música instrumental oriunda dos gêneros musicais, então em voga, como a valsa, a polca, o tango, o maxixe, o choro, o samba e estilos afins.

Atuante desde 2008, o Sôdade Brasilis fomenta a vivência discente junto ao cenário musical operante na região metropolitana do Rio de Janeiro, impulsionando diálogos e interações extramuros aos campi universitários, incluindo os Mestres dos Saberes Populares, também conhecidos como Velhos Chorões, no intuito de promover e difundir mútuos benefícios artístico-educacionais.